domingo, 14 de agosto de 2016

A Praça da Bandeira em Canavieiras e as Suas Jóias da Arquitetura Cacaueira


Prefeitura Municipal - Praça da Bandeira - 
Canavieiras-BA

A Praça da Bandeira, no Centro Histórico de Canavieiras, é um dos lugares mais visitados pelos turistas que têm a oportunidade de visitar a cidade e é nesta praça que estão os prédios públicos mais representativos da cidade.

Em primeiro lugar podemos citar a Prefeitura Municipal, cuja construção foi iniciada e finalizada no século XIX, ocupando uma posição de destaque na referida praça. Sua inauguração formal se deu no ano de 1900 e a Intendência Municipal (antigo nome da Prefeitura Municipal) que funcionava em um pequeno prédio no Cais do Porto, pôde finalmente ser transferida para a Praça da Bandeira.


Câmara dos Vereadores - Praça da Bandeira - 
Canavieiras-BA

Outra construção que se destaca e dá charme a uma esquina da Praça da Bandeira é o prédio da Câmara Municipal, um típico casarão dos tempos áureos da cultura do cacau e dos garimpos dos diamantes do Rio Salobro.

Ela é uma das construções arquitetonicamente mais bonitas e elaboradas da cidade, fazendo com que a Praça da Bandeira seja considerada um dos conjuntos arquitetônicos mais ricos e conservados de todo o sul da Bahia, nos deixando a lembrança de como era a cidade no tempo dos coronéis do cacau.
Cadeia Pública - Atual Biblioteca Municipal - 
Praça da Bandeira - Canavieiras-BA - Foto de 
Regis Silbar


Outro ícone da beleza arquitetônica da Praça da Bandeira, no Centro Histórico de Canavieiras, é a Cadeia Pública, atual Biblioteca Municipal, por seu estilo simples e também por ser um dos mais representativos dos tempos áureos dos coronéis do cacau.

Ele, também, foi inaugurado no final do século XIX, quando a Praça da Bandeira estava sendo preparada para ser um dos principais espaços da cidade como o é ainda hoje. Ele é um dos monumentos mais fotografados pelos turistas que visitam Canavieiras. 



Secretaria de Educação - Praça da Bandeira - 
Canavieiras-BA - Foto de Regis Silbar


Do outro lado da Praça da Bandeira em relação à Prefeitura Municipal, encontra-se o prédio da Secretaria de Educação harmonizando-se com todo o conjunto de prédios públicos situados no perímetro da Praça da Bandeira.

Antes de ser Secretaria de Educação este prédio serviu ao judiciário local e não tinha as características atuais. Quando houve a preparação do prédio para servir à secretaria, houve também uma reforma do imóvel, que obteve, nesta ocasião, a sua fisionomia atual para que o conjunto arquitetônico da Praça da Bandeira ficasse harmonioso.



    
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário