terça-feira, 30 de agosto de 2016

Escoteiros em Canavieiras no Início da Segunda Metade do Século XX

Grupo de Escoteiros no Início da Segunda Metade do
 Século XX em Canavieiras - Foto de Arquivo Pessoal


Os escoteiros, em Canavieiras, surgiram em meados do século passado, especificamente no início da década de cinquenta, quando a cidade ainda era e estava no auge da fase áurea do cacau, com a cidade repleta de empresas especializadas na compra de cacau para exportação.

As suas atividades principais, na época, era o ensinamento de moral e cívica, a participação constante em atividades sociais, participação em paradas e eventos em datas comemorativas e fazer acampamentos, quase sempre nos arredores da cidade.


Escoteiros no Início da Segunda Metade do Século
 XX emCanavieiras - Foto de Arquivo Pessoal


Entre as suas outras atividades estava a de fazer longas caminhadas a pé, como certa vez fizeram indo até a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, atravessando pântanos, rios e enfrentando animais dito com selvagens, mas não tão selvagens assim. Que o diga a preguiça que foi morta por eles, amedrontados com o mato a se mexer.

Também existia, para se contrapor aos escoteiros, as bandeirantes, grupos de moças e senhoras, quase todas envolvidas com grupos políticos, cuja existência durou pouco, terminando lentamente, por motivos óbvios, logo após ao golpe militar de 1964.


Grupo de Escoteiros em Frente à Igreja de São 
Boaventura em Canavieiras - Foto de Arquivo 
Pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário