Cavaleiros com Trajes Cotidianos no Cais do Porto de Canavieiras nas Primeiras Décadas do Século XX |
Nas primeiras décadas do século XX, os trajes usados pelas pessoas do sexo masculino em Canavieiras eram, de certa forma, um tanto formais, se compararmos com o que usamos hoje em dia.
Os homens estavam sempre de ternos, camisas de mangas compridas, calças, sapatos e gravatas. O uso desta indumentária era diária, fazendo parte do cotidiano e todos se trajavam desta maneira, fazendo com que as ruas da cidade fossem uma passarela onde todos desfilavam.
Haviam também os mais sofisticados, que davam preferência ao uso de gravatas borboletas em detrimento de outros tipos de gravatas. O complemento era o chapéu, que poderiam ser de vários tipos, mas ele era sempre essencial para o complemento da indumentária.
Os ternos eram sempre de cores claras, sendo o branco a cor preferida de todos e, por isto, as ruas estavam sempre repletas de rapazes e senhores trajando ternos de cores claras, onde o branco predominava.
Esta indumentária era comum a todos, não importando a classe e origem social. Os mais pobres vestiam ternos humildes enquanto os ricos coronéis do cacau vestiam ternos de linho importados diretamente da Europa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário