quinta-feira, 22 de junho de 2017

Tropilha de Jumentos na Zona Rural de Canavieiras na Primeira Metade do Século XX


Tropilha de Jumentos na Zona Rural de Canavieiras
 em 1938 - Foto de Autor Desconhecido


Em Canavieiras, nas primeiras décadas do século XX, havia ausência total de estradas no município. Todo o deslocamento era feito por rios, através de canoas e barcos, pelo porto, através de navios e no aeroporto, por aviões de carreira e aeronaves particulares.

Quem queria se deslocar pelo interior do município não tinha outro meio a não ser através da garupa de animais que, na maioria das vezes era o jumento, animal abundante e que era usado para o transporte da safra de cacau pelo interior do município.

No início do século passado Canavieiras era um município de enormes dimensões, incluindo em seu território os atuais municípios de Una, Santa Luzia, Camacan, Mascote, Pau Brasil, Arataca, Itapebi e Potiraguá. Todos esses municípios, que eram parte de Canavieiras na primeira metade do século XX, não passavam, naquela época, de pequenas povoações, sendo que algumas não tinham mais do que meia centena de casas. Também não tinham estradas e, na maior parte delas, o único meio de transporte era o lombo dos jumentos.

Ao invés de estradas, as trilhas serviam de caminhos e por elas os jumentos transitavam transportando passageiros e mercadorias, movimentando a precária economia do interior do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário