quarta-feira, 16 de agosto de 2017

O Vapor Javary - O Primeiro Grande Navio a Entrar no Porto de Canavieiras

O Vapor Javary - Primeiro Grande Navio a Entrar
 no Porto Grande, em Canavieiras - Na Foto Está
Ancorado no Porto de Corumbá-MT



Provavelmente foi em algum dia do ano de 1920 que o vapor Javary do Lloyd Brasileiro entrou pela barra e seguiu festivamente em direção ao Porto Grande em Canavieiras.

À sua espera estava cerca de duas mil pessoas, todas vestidas com roupas de festa, aguardando ansiosamente a sua chegada e ancoragem no Porto Grande, nas águas do Rio Pardo.

Até então só pequenos navios podiam passar pela barra em direção ao porto da cidade, já que era consenso entre os comandantes de navios que a barra que davam acesso ao porto de Canavieiras era intransponível para navios de maior calado.

O Lloyd Brasileiro mesmo assim se interessou e construiu a ponte de atracação que hoje leva o seu nome e, assim, o Javary, todo iluminado, passou pela intransponível barra e foi recebido pela população enquanto a Filarmônica Vinte e Cinco de Maio tocava animadamente para abrilhantar o acontecimento.

O vapor Javary, de 1295 toneladas, foi construído em 1907 e desmantelado em 1937, mas durante a sua curta existência ele navegou bastante pelas costas do Brasil e proporcionou muitas alegrias por onde passou.

Veja: Correio da Manhã, edição 7.957 de 13-12-1920 - segunda-feira.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário