terça-feira, 11 de junho de 2019

Bloco das Velhas, Uma Tradição Mais que Centenária de Canavieiras

Bloco das Velhas na Rua da Prata em Canavieiras
 - Foto Sem Data - Possivelmente Década de 20 ou
30 do Século XX


Canavieiras, a Princesinha da Costa do Cacau, sempre teve, desde o final do Século XIX, um dos mais tradicionais carnavais do Estado da Bahia.

No início do Século XX, a cidade já tinha muitos blocos organizados, entre os quais o Bloco das Velhas, que possivelmente foi fundado ainda no Século XIX, em alguma data ainda não determinada e, por isto, já tem mais de cento e trinta anos de fundação, sendo, talvez, um dos mais antigos blocos fundados na Bahia.

No Bloco das Velhas as crianças se vestiam de velhas e desfilavam pelas ruas da cidade carregando uns bastões compridos, semelhantes a cabos de vassouras, com uma das extremidades, a que ficava para o alto, enfeitada com tiras de panos, papeis ou outro materiais coloridos, que iam sendo balançados verticalmente durante o desfile.

Era um desfile muito diferenciado dos demais, já que não haviam outros blocos desfilando da mesma maneira e, por isto o sucesso era total. 

Depois o bloco evoluiu e os participantes eram, na sua maioria, adultos que se divertiam no carnaval, vestidos com os mesmos trajes e no mesmo compasso de antigamente. 

Bloco das Velhas de Canavieiras - Foto Sem
Data - Anos Finas do Século XX

Nenhum comentário:

Postar um comentário