domingo, 16 de junho de 2019

Escola Frei Sampaio de Canavieiras - A Primeira Escola Mista do Interior da Bahia

Escola Frei Sampaio em Canavieiras-BA - A
Primeira Escola Mista do Interior da Bahia


A Escola Frei Sampaio, em Canavieiras, a Princesinha da Costa do Cacau, no sul do Estado da Bahia, foi a primeira escola do interior do estado a ter meninos e meninas em uma mesma sala de aula, esse pioneirismo se deu por iniciativa do seu patrocinador, a Loja Maçônica União e Caridade.

A Escola Frei Sampaio, vai completar um século em 7 de setembro de 2021, portanto ela foi fundada em 07-09-1921, dia da Independência do Brasil, quando Canavieiras ainda reinava soberana como uma das cidades mais ricas do Estado da Bahia.

Hoje a Escola Frei Sampaio funciona em parceria com o Município de Canavieiras, mas já foi, no início do século, um fator de desenvolvimento social para todos os canavieirenses que frequentaram as suas salas de aula.


3 comentários:

  1. Regis, você possui no seu acervo fotografias de estudantes, escolas ou professores de Canavieiras entre as décadas de 1920 a 1940? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho somente algumas poucas fotos da época, tenho uma de 1914, que é fora da data do pedido, mas é muito importante. Se quiser recebê-las, favor encaminhar seu email.

      Excluir
  2. Tenho somente algumas poucas fotos da época, tenho uma de 1914, que é fora da data do pedido, mas é muito importante. Se quiser recebê-las, favor encaminhar seu email.

    ResponderExcluir