quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Adolfo Morales de los Rios y Garcia de Pimentel Projetou a Prefeitura Municipal de Canavieiras

Prefeitura Municipal de Canavieiras-BA - Foto de
Regis Silbar


A Prefeitura Municipal de Canavieiras foi projetada pelo arquiteto e urbanista espanhol naturalizado brasileiro Adolfo Morales de los Rios y Garcia de Pimentel, um dos mais importantes arquitetos do Brasil em atividade no final do Século XIX e início do Século XX.

Ele veio para a América do Sul a convite do Chile, mas em razão da guerra civil em andamento naquele país ele preferiu não ficar e, depois de passar por Buenos Aires, se estabeleceu definitivamente no Brasil onde desenvolveu com plenitude as suas habilidades profissionais.

Na Europa ele construiu grandes prédios monumentais, tanto na Espanha como na França, sendo um dos principais nomes da arquitetura europeia do final do Século XIX.

No Brasil ele tem uma vasta lista de prédios cuja arquitetura foi por ele elaborada, estando entre eles os seguintes prédios: Escola Nacional de Bela Artes, Supremo Tribunal Federal (na Cinelândia), o Palácio Arquiepiscopal (na Glória), a Igreja do Sagrado Coração de Maria (no Méier), todos no Rio de Janeiro. 

Foram mais de quatro mil obras em muitas cidades do país, todas de fundamental importância e que embelezaram e ainda embelezam muitas ruas, praças e avenidas pelo país.

Em Canavieiras ele arquitetou a Intendência Municipal, hoje Prefeitura Municipal de Canavieiras, um belo exemplo da arquitetura do final do século XIX e que foi financiada pelo dinheiro que abundantemente corria pela cidade.

Imagine, um arquiteto com grandes obras em Paris, Madri, Cadiz, Montevidéu, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre com um prédio em Canavieiras. Sinta quanto dinheiro corria na cidade, uma das mais ricas do Estado da Bahia, alimentada pelo dinheiro do cacau e dos diamantes do Rio Salobro e com dinheiro suficiente para contratar um arquiteto de fama internacional e, que com certeza, foi muito bem remunerado.

A Prefeitura Municipal de Canavieiras com as suas cinquenta janelas é linda e representa o poderio que a cidade possuia no passado, tanto político e como economicamente e agora é uma atração turística que fica para sempre na memória dos turistas que a visitam. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário