sexta-feira, 18 de outubro de 2019

O Avião Beechcraft 18 C-45 em Canavieiras em Uma Foto Histórica

Avião Beechcraft 18 C-45  em  1953 no Campo  do
Estádio Pedro Menezes em Canavieiras, após uma
pane mecânica - Autor Desconhecido - Restaurado
por Regis Silbar


O avião Beechcraft 18 C-45 foi comprado pelo governo brasileiro em 1946 para ser usado pela marinha mas, como a FAB era a única das forças armadas autorizada a usar aviões, o avião foi registrado e operado pela FAB, mas a serviço da marinha, unicamente para fazer serviços de cartografia para a elaboração de cartas náuticas.

Este avião, em 1953, por problemas mecânicos fez um pouso forçado em Canavieiras e ficou, durante muitos dias, estacionado no campo do Estádio Pedro Menezes aguardando manutenção para seguir viagem.

O que é interessante na foto é a mistura de estilos das roupas dos expectadores, alguns com trajes dos anos 30 e 40 e outro com calça e camisa de manga curta, estilo anos 50. Há ainda um militar no lado direito da foto, devidamente fardado, inclusive com um chapéu fazendo parte do uniforme e, aparentemente, portando uma arma para proteger o avião, que era o único Beechcraft 18 C-45 da FAB.

Este avião teve um fim trágico, ele caiu, com perda total, durante uma viagem de retorno ao Rio de Janeiro e todos os quatro ocupantes morreram, sendo dois tripulantes.

Segundo o site naval.com.br, só existe uma foto do referido avião tirada em Macapá, agora existem duas, sendo a outra em Canavieiras, na Bahia.   


Segundo o site naval.com.br, esta era a única foto
conhecida  do  Beechcreft 18, tirada em Macapá -
Foto INCAER


Nenhum comentário:

Postar um comentário