terça-feira, 24 de março de 2020

Casarão em Estilo Eclético em Canavieiras - Antiga Sede da CEPLAC - Demolido

Antigo Casarão  em  Estilo Eclético  que  serviu de sede
 para a CEPLAC em Canavieiras-BA -  hoje esta jóia
arquitetônica não existe mais - foi demolida



Canavieiras já foi uma cidade com dezenas de belos casarões construídos nos tempos áureos das lavouras do cacau, a grande riqueza da região que tinha como epicentro a cidade de Canavieiras, a bela cidade às margens do Rio Pardo que até hoje ostenta história nas fachadas dos casarões que margeiam o Rio Pardo, onde até a década de setenta funcionava um dos mais movimentados portos do Estado da Bahia.

Com o tempo, várias destas obras de arte foram sendo demolidas, às vezes até para nada, às vezes para que fossem construídas edificações sem a menor beleza e com fachadas de extremo mau gosto que nada contribuiram para que a cidade fosse dignificada.

Este belo casarão, que enfeitava a rua onde estava edificado, era uma mistura de art nouveau com art-déco e com um pouco de arquitetura clássica. Ele era o máximo com as suas estatuetas no alto de suas fachadas e com as suas colunas gregas entrelaçadas com motivos florais. Esse prédio era de uma beleza com par. O seu companheiro, com as mesmas características arquitetônicas ficava do outro lado da rua, mas também ele foi demolido.

É uma pena que em Canavieiras as grandes obras arquitetônicas continuam sem nenhuma proteção das autoridades municipais. Cada povo merece os governantes que elegem. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário