sábado, 28 de março de 2020

Veja a Banda (Filarmônica) Passar em Canavieiras em 1939

Filarmônica desfila na Praça de São Boaventura acompanhando
 a saída de participantes de uma missa solene de comemoração
em 25-05-1939 - Canavieiras-BA - Foto de Autor Desconhecido



Em 1940, a população urbana de Canavieiras era de 6.993 habitantes, portanto, na data da foto, em maio de 1939, a população do núcleo urbano do município era mais ou menos o indicado no censo de 1940. Assim podemos afirmar que nesta foto estava representada por volta de dois por cento da população da cidade, o que é um número bastante elevado.

A foto acima é muito interessante já que expõe o modo de vestir de uma grande parcela da população de alto poder aquisitivo, já que elas estavam a sair de uma missa solene de comemoração familiar, onde apenas pessoas da elite estavam participando, já que este tipo de missa não estava ao alçance dos menos abastados.

Uma filarmônica não identificada acompanhava a saída dos participantes da missa que foi realizada na Igreja de São Boaventura, a qual podemos ver no fundo da foto. A filarmônica, ao que parece, estava completa, pois podemos observar dois trombones entre a pequena multidão.

A filarmônia ia desfilando e tocando e as pessoas a acompanhavam andando no mesmo ritmo do som da música que ocupava o espaço sonoro da praça da igreja. Todos andavam pisando na grama verde e na areia branca e fofa, mas seguiam em frente. Festa é festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário