sexta-feira, 27 de março de 2020

Em Canavieiras o Banco do Brasil era Clube do Bolinha em 1964

Vejam só: só haviam homens trabalhando no Banco do
Brasil de Canavieiras em 1964 - Foto de autor desconhecido



Em meados do século passado, na agência do Banco do Brasil em Canavieiras só trabalhavam funcionários do sexo masculino, não posso afirmar que todos eram homens, mas posso afirmar que eram do sexo masculino ou pelo menos aparentavam ser. Mulher: nenhuma, elas não eram bem-vindas.

Naquele tempo em Canavieiras, como em todo o Brasil, trabalhar em banco era uma forma de ter  um status elevado na sociedade, principalmente se este banco fosse o Banco do Brasil, então, a maioria dos rapazes faziam o que fosse necessário para trabalhar neste banco e faziam de tudo para que todos soubessem que ele trabalhava lá.

Há até um caso muito interessante de um rapaz membro de uma das mais nobres famílias da cidade que fez de tudo para trabalhar no Banco do Brasil, mas só conseguiu uma vaga na faxina e, com a ânsia de se tornar bancário, aceitou a função mas, em vez de ir trabalhar, fazendo diariamente a faxina na agência, contratou uma pessoa, do sexo masculino, é claro, para fazer a faxina em seu lugar e, ao qual, pagava a metade do salário que recebia. Isto aconteceu no final da década de sessenta do século passado e tudo com o consentimento do gerente da agência, que agia assim sem o menor constrangimento.

Todas as mocinhas das famílias mais tradicionais da cidade ficavam encantadas com os bancários e o passatempo favorito delas era sonhar em se casar com um deles e, por isso, iam a caça de bancários para que eles se tornassem seus maridos.

Um dos motivos para que isso acontecesse era o polpudo salário que eles recebiam, tão bom que dava inveja até aos doutores que transitavam pela cidade e sonhavam em se casar com alguma filha de um coronel do cacau.

Trabalhar nesta época no Banco do Brasil não deveria ser nada interessante, para todo e qualquer lugar que se olhasse só tinha homens, tanto para atender como para serem atendidos, isto é, funcionários e clientes. Ainda bem que, com o passar dos tempos esta tradição retrógada acabou e hoje as mulheres trabalham no Banco do Brasil em condições de igualdade com os homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário