quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Identificação de Um Lugar do Passado em Canavieiras


Dois  supostos  atletas  fotografados  em  uma  rua  de
Canavieirasem que todos os prédios foram demolidos,
 portando um lugarde difícil identificação 



Esta fotografia, embora tendo sido feita em Canavieiras, a mais rica cidade do Estado da Bahia nos tempos áureos do cacau, foi muito difícil de identificar em que lugar ela foi feita, pois não havia nenhuma pista para visualizar o seu local exato, pois a cidade se modifica e se transforma através dos tempos, às vezes para melhor, às vezes para pior.

Demorei muito tempo, ou melhor, muito anos para saber onde ela tinha sido feita, mas finalmente descobrir, em um golpe de sorte, usando apenas a memória residual de minha mente.

Construção do  Cais do  Porto no  Rio Pardo   -  
Canavieiras-BA  - Com os mesmos casarões da
 foto anterior ao fundo, embora hojestejam todos
 eles demolidos, inclusive os belos palacetes


Ao passar por uma fotografia antiga que documentava a construção do Cais do Porto, na margem do Rio Pardo em que está estabelecida a cidade, verifiquei, com surpresa as construções que há muito tempo estava procurando e não conseguia achar andando pelas ruas da cidade.

Ora, não conseguia achar por um motivo mais do que óbvio, todas as casas que constavam nas fotos foram demolidas e, por isso, era impossível encontrá-las, mesmo as procurando com o maior cuidado.

Este  é  o  local  onde  estava  situado  os  casarões  que 
aparecem na primeira e segunda foto,  hoje demolidos e, 
em seu lugar, foramconstruídas casas populares humildes
  que,  em nada lembram asantigas e belas construções.



Finalmente, pude descobrir que a primeira foto postada foi tirada na Praça da Bandeira, esquina com com  o Cais do Porto, na continuação da Rua Rosalvo da Silva Freire, provavelmente na década de 1930 ou 1940, antes, portanto, da construção do armazém onde eram guardados as sacas de cacau para exportação e também da construção do antigo Hotel do Porto, em frente à Ponte do Lloyd.

Mas, se observarmos a foto com melhor cuidado, podemos afirmar que o fotógrafo estava plantado no terreno onde hoje está situado o antigo Hotel do Porto e, os fotografados a meio caminho entre o terreno do hotel e os belos casarões hoje demolidos.

Lugar onde os dois rapazes foram fotografados: o
 retângulo azul-anil indica o lugar onde estavam os
 casarões  que  foram  demolidos,  o círculo da  cor 
azul-anil indica a posição do fotógrafo. Os rapazes 
estavam  entre  o círculo  e o retângulo - Mapa de
parte do CentroHistórico de Canavieiras-BA











Nenhum comentário:

Postar um comentário