sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Porque a Igreja Presbiteriana de Canavieiras Não Tem Uma Cruz em Sua Torre

Igreja Presbiteriana de Canavieiras
Igreja Presbiteriana de Canavieiras sem uma
cruz  no alto  de sua torre - Canavieiras-BA -
 Foto de Regis Silbar 

Há um tempo atrás entrei em contato com a Igreja Presbiteriana de Canavieiras, através de email endereçado ao reverendo, para perguntar porque nessa igreja não existia uma cruz no alto de sua torre, já que uma grande maioria das igrejas presbiterianas a usam em sua fachada ou no alto da torre, se houver torre na igreja.

A minha indagação ficou sem resposta, talvez por desconhecerem que igrejas presbiterianas em outras regiões do Brasil a usam e, por isso, a minha indagação talvez tenha sido interpretada como de mau gosto, mas não era, pois era apenas para saber sobre a ausência deste símbolo cristão no alto de sua torre.

A minha dúvida, como também a de muitas outras pessoas, continuou até que tive a iniciativa de escrever para a Igreja Presbiteriana Central de Itajaí onde também pude expor a minha dúvida e da mesma obtive uma resposta com brevidade.

Abaixo transcrevo o meu email e a resposta dada pela igreja, pois acho importante que todas as péssoas saibam, independentemente de serem presbiterianas ou não, o motivo de existir uma cruz ou não na fachada ou na torre de uma igreja presbiteriana.


  1. Igrejas Presbiterianas catarinenses costumam colocar uma cruz no alto de sua fachada frontal, enquanto outras igrejas presbiterianas em outros lugares do Brasil não a colocam. Por que esta diferenciação entre elas quanto ao uso da cruz? depende de cada pastor quando da construção da igreja ou há alguma regra?

    regissilbar

    ResponderExcluir

  2. Olá, meu amigo! Primeiramente perdão por demorar respondê-lo...

    Bem.. essa questão da cruz na arquitetura de templos presbiterianos não possui uma regra. Geralmente, isso está vinculado aos próprios costumes da comunidade local ou da região.

    Nossa igreja, por exemplo, possui cruzes na torre e uma no interior do templo. As outras igrejas presbiterianas de nossa cidade seguem o mesmo modelo. Em Goiás, as cidades do interior costumam ser mais tradicionais no tocante à arquitetura. Em Goiânia, por exemplo, já não é costume ver igrejas presbiterianas com torres, cruz e etc.. existem algumas, mas não é comum.

    Segundo a tradição presbiteriana, é conivente colocar cruzes nos templos mas, na prática, isso varia de comunidade local para comunidade local.

    Espero ter respondido sua dúvida. Qualquer coisa, estou aberto a mais perguntas ou a ser mais específico.

    Abraços em Cristo.

    Att,
    Christofer Cruz
    Secretário

  3.           Responder



Nenhum comentário:

Postar um comentário