segunda-feira, 3 de maio de 2021

A Evolução da Casa Paroquial da Igreja de São Boaventura em Canavieiras Através dos Tempos



A primeira Casa Paroquial da Igreja de São Boaventura em Canavieiras, na praça do mesmo nome já existia antes mesmo da igreja ser inaugurada em 1932, mas a primeira foto que temos conhecimento data de 1933. Era era muito simples, mas com o passar dos anos ela foi sendo ampliada e ficando casa vez maior e mais confortável. Hoje em dia ela não se parece nada com a casa original mas, se for prestado bastamnte atenção, podemos verificar que o núcleio original da casa ainda faz parte de sua estrutura, mesmo que com só uma janela, ao invés das duas originais.

Se não fossem as fotos que nos ajudam a perceber as pequenas mudanças que foram surgindo, seria muito pouco provável que imaginássemos que a Casa Paroquial atual ainda mantivesse o seu núcleo original que remota, talvez, do início da década de vinte do Século XX, quando a igreja estava ainda em construção. portanto estaria completando um século nesta década do Século XXI.

Hoje em dia, a casa apresenta um muro bem mais alto do que o anterior, que era baixo e deixava bem visível toda a estrutura da Casa Paroquial, mas no seu início, não existia nenhum muro que separasse a casa da Praça de São Boaventura e a visão da referida casa era completa e panorâmica para os que se aventurassem pelos vastos areais que envolvia a igreja do padroeiro da cidade. 



Casa Paroquial da Igreja de São Boaventura
 em 1933 - Canavieiras-BA


 
Casa Paroquial da Igreja de São Boaventura 
- Sem Data - Anos finais da primeira metade
 do Século XX - Canavieiras-BA



Casa Paroquial da Igreja de São Boaventura 
com  um  pequeno  e  baixo muro frontal em 
1955 - Canavieiras-BA
  


Casa Paroquial da Igreja de São Boaventura 
em 1979 - Canavieiras-BA


Casa Paroquial  da  Igreja  de São Boaventura
nos anos finais da década de 1980, já com um
 um muro bem mais alto - Canavieiras-BA


Nenhum comentário:

Postar um comentário