terça-feira, 4 de maio de 2021

Mané-Velho - Uma das Frutas Mais Saborosas de Canavieiras



Cacho de mané-velho - foto do site picuki.com


Na década de cinquenta e sessenta do Século XX, quando a Festa da Capelinha, em Canavieiras, estava no seu auge, eram expostas nas barraquinhas, armadas ao redor da praça, em frente à igreja, uma deliciosa fruta, que eram vendidas em cachos, que se chamava mané-velho, mas poderia ser chamada também de tucum, o seu outro nome.

Essa fruta era colhida de uma palmeira chamada tucunzeiro, de nome científico Bactris setosa, tópica da Floresta Atlântica, que em grandes touceiras, pode chegar, quando adulta, até a altura entre 10 a 12 metros.

O mané-velho é muito rico em vitaminas, sendo que os frutinhos contém sete vezes mais vitamina A do que a cenoura, além disso, contém vitaminas B1 e C, sendo, portando, uma rica fonte de vitaminas.

Na Festa da Capelinha era fácil observar a quantidade de cascas roxas de mané-velho jogadas pelo chão, indicando que a venda do produto estava bem animada, pois sendo a fruta muito gostosa, era a preferida de muitas pessoas.

Assim o povo se deliciava com os cachinhos de mané-velho enquanto a festa continuava e, quem vendia, auferia uma renda extra para viver a sua vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário