domingo, 30 de outubro de 2022
sábado, 29 de outubro de 2022
Uma Cena do Passado de Canavieiras - Moda Masculina
Esta foto serve para nos demonstrar como eram as vestimentas masculinas na década de vinte do século passado. Realmente não eram nada parecidas com as dos tempos atuais, mesmo se levarmos em consideração que eles estão vestidos de modo casual, isto é, nem roupas muito esportivas, nem à passeio.
Uma detalhe que nos chama bastante a atenção é que entre os sete, cinco estão de chapéus, o que dá para perceber que era um detalhe bastante importante no vestuário da época.
Também não deixa passar despecebido os modelos das gravatas que estavam usando: um com gravata borboleta e os demais com gravatas longas bem fininhas, exceto um, que apresentava gravata larga, porém bastante curta. Assim podemos perceber que a gravata também era indispensável naquela época.
É interessante também que todos estavam de calças bastante largas e com paletó, formando um conjunto da mesma cor e tonalidade o que deveria ser bastante chique na época.
Um detalhe que não passou despercebido eram que todos estavam com as calças bem curtas, aparecendo um bom bocado das meias. Este deveria ser o estilo de calças que todos deveriam usar na década de vinte do século passado.
Pela aparência e pose, todos deveriam ser pessoas importantes na cidade, já que entre eles estava um juiz em exercício em Canavieiras, que era de Belmonte e era conhecido como Chimbo (de bengala). Talvez para a época, acompanhar um juiz seria um sinal de prestígio.
Também podemos verificar que todos usavam os sapatos do mesmo tipo, com modelos aparentemente bastante iguais, detalhe que deveria ser moda na época.
Ninguém estava sorrindo na ocasião em que a foto foi tirada. Todos estavam bastante sérios. Talvez para demonstrar sobriedade.
sexta-feira, 28 de outubro de 2022
O Prédio da Prefeitura em em Meados da Década de Noventa do Século XX - Canavieiras-BA
A prefeitura de Canavieiras foi e ainda continua sendo um prédio em metamorfose, pois as cores de sua fachada foi sendo modificada através dos tempos, algumas vezes com bom gosto, outras com muito mal gosto, mas em meados da década de noventa do século passado, a prefeitura tinha uma pintura que lhe dava um charme todo especial: as cores eram branco e marsala.
Marsala é a cor que possui um fundo opaco, levemente marrom, parecendo um fundo mais terroso, sem perder a intensidade do vermelho e era essa, justamente, a cor que a prefeitura tinha em meados da década de noventa do Século XX.
Nesse período de tempo, enquanto durou a pintura, a prefeitura tinha uma aparência solene e toda especial, com um discreto charme que destacavam as suas linhas em contraste com o céu azul ao anoitecer.
quinta-feira, 27 de outubro de 2022
A Noite das Senhoras na Festa de São Boaventura em Canavieiras
segunda-feira, 24 de outubro de 2022
O Iate a Motor Itapicuru que Navegou no Rio Pardo em Canavieiras a Partir de 1929
domingo, 23 de outubro de 2022
Um Convite para a Festa de São Boaventura em 1952 - Canavieiras-BA
quinta-feira, 13 de outubro de 2022
Um Parque de Diversões em Canavieiras em Meados do Século XX
sexta-feira, 7 de outubro de 2022
Selo de 300 Réis com Carimbo de Canavieiras com a Grafia Errada para a Época
Canavieiras teve, desde o Século XIX, a sua agência dos Correios e, por esse motivo, existem selos com o nome da cidade postos em suas faces, através de carimbos com as datas de postagem.
Especificamente, este selo de 300 Reis, da tiragem denominada "Cruzeiro do Sul", emitido em 1890, tem uma curiosidade que, ao nosso ver, o torna um selo especial: é o nome da cidade que ao invés de Cannavieiras, com dois enes, como era grafado o nome da cidade no Século XIX, está grafado Canavieiras, com apenas uma letra "N".
Em todos os outros selos desta época os carimbos postos para obliterar os selos na cidade de Canavieiras possuem duas letras enes e isso nos leva a crer que o carimbo em questão foi confeccionado com a grafia errada para a época, o que o torna uma raridade.
A grafia com o nome da cidade com dois enes era usado em todos lugares e em todas as ocasiões durante todo o Século XIX, só tendo sido alterado para um "N" só em meados do Século XX.
quinta-feira, 6 de outubro de 2022
A Escola Barão do Rio Branco em Canavieiras
Talvez o reconhecimento dele seja um pouco dificultado pelas mudanças feitas em sua fachada, mas algumas características dele ainda permanecem e, quem quiser dar uma olhadinha, ele fica na rua logo após a Ponte do Lloyd, isto é, uma rua antes da Rua do Mangue. Ela está localizada bem atrás do Ginásio de Esportes.
Atualmente ele serve apenas como residência e deixou de ser escola há muitos anos e pouco lembra a beleza que tinha antigamente, quando se sobressaia entre os demais prédios em seu entorno.
De suas janelas podiam ser vistos o movimentado Cais do Porto, com as canoas ancoradas às margens do Rio Pardo e os canoeiros se movimentando nas proximidades com suas roupas simples e muita vontade de trabalhar.
Atualmente o lugar é muito calmo, com pouco movimento, já que o Rio Pardo, deixou de ser, há muito tempo, o lugar mais movimentado da cidade.