quinta-feira, 27 de outubro de 2022

A Noite das Senhoras na Festa de São Boaventura em Canavieiras

Santinho de São Boaventura do ano de 1952 - 
Lembrança da Noite das Senhoras de Canavieiras


Cada noite pertencia a uma determinada classe de pessoas ou famílias. Era assim que funcionava a Festa de São Boaventura, o santo padroeiro da cidade de Canavieiras, a Princesinha do Sul ou a Princesinha da Costa do Cacau.

Uma das noites mais esperadas da Festa de São Boaventura era a Noite das Senhoras, onde as mais destacadas senhoras da sociedade canavieirense se reuniam para patrocinar uma das missas solenes que iria servir de comentários por muito tempo nas esquinas e clubes sociais que na época existiam na cidade.

Os preparativos para a Noite das Senhoras começava muitos meses antes do início da Festa de São Boaventura. Era necessário encomendar as flores, entrar em contato com as gráficas para a impressão dos convites, comprar as velas que deveriam ser acesas durante a missa, escolher os panos que deveriam cobrir os altares e preparar a limpeza da igreja.

Também deveriam ser escolhidas as roupas com com que as senhoras deveriam se apresentar e, se as mangas das vestimentas fossem curtas, deveriam ser acrescentados um xale para cobrir as vergonhas e também nunca deveriam ser esquecidos o véu para que a cabeça não ficasse descoberta. Os preparativos eram grandes e cansativos, mas valia a pena pela glória de ser a melhor missa. 




Um comentário:

  1. Seu blog é uma riqueza. De vez em quando passeio por aqui para me deliciar com as histórias dessa linda cidade. Muito boa toda sua curadoria. Maior respeito pelo seu trabalho. Por não permitir que tempos áureos seja esquecido pelo tempo. Tempo esse que determina o que nossa amada Canavieiras é atualmente.

    ResponderExcluir