sábado, 29 de outubro de 2022

Uma Cena do Passado de Canavieiras - Moda Masculina



Sete senhores entre os quais o juiz (de bengala) de
Belmonte em exercício em Canavieiras às margens
 do Rio Pardo - Foto de Teophilo  Mourranhy datada
de 11-08-1924

 

Esta foto serve para nos demonstrar como eram as vestimentas masculinas na década de vinte do século passado. Realmente não eram nada parecidas com as dos tempos atuais, mesmo se levarmos em consideração que eles estão vestidos de modo casual, isto é, nem roupas muito esportivas, nem à passeio. 

Uma detalhe que nos chama bastante a atenção é que entre os sete, cinco estão de chapéus, o que dá para perceber que era um detalhe bastante importante no vestuário da época.

Também não deixa passar despecebido os modelos das gravatas que estavam usando: um com gravata borboleta e os demais com gravatas longas bem fininhas, exceto um, que apresentava gravata larga, porém bastante curta. Assim podemos perceber que a gravata também era indispensável naquela época.

É interessante também que todos estavam de calças bastante largas e com paletó, formando um conjunto da mesma cor e tonalidade o que deveria ser bastante chique na época.

Um detalhe que não passou despercebido eram que todos estavam com as calças bem curtas, aparecendo um bom bocado das meias. Este deveria ser o estilo de calças que todos deveriam usar na década de vinte do século passado.

Pela aparência e pose, todos deveriam ser pessoas importantes na cidade, já que entre eles estava um juiz em exercício em Canavieiras, que era de Belmonte e era conhecido como Chimbo (de bengala). Talvez para a época, acompanhar um juiz seria um sinal de prestígio.

Também podemos verificar que todos usavam os sapatos do mesmo tipo, com modelos aparentemente bastante iguais, detalhe que deveria ser moda na época.

Ninguém estava sorrindo na ocasião em que a foto foi tirada. Todos estavam bastante sérios. Talvez para demonstrar sobriedade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário