Programa-Convite para a Festa de São Boaventura
no ano de 1952 - Canavieiras-BA
A Festa de São Boaventura, era, no século passado a principal festa da cidade de Canavieiras, pois além do catolicismo ser a principal religião da cidade, também era um motivo para homenagear o santo e ter mais um motivo para um convívio social entre os devotos.
A comissão da festa mandava confeccionar convites com os programas da comemoração que eram distribuídos por toda a cidade para que todos pudessem saber de antemão quais seriam as famílias que estariam patrocinando as missas que eram rezadas durante os festejos.
Cada família procurava, por todos os meios possíveis, que a missa patrocinada por ela fosse a mais bonita, a mais enfeitada, a que tivesse mais flores e que as principais famílias da sociedade canavieirense e autoridades estivessem presentes para que a sua missa fosse a mais brilhante de todas e que servisse de assunto por muito mais tempo na cidade.
A disputa era grande, mas valia a pena para que a sua missa fosse a melhor e a mais bonita. Como não haviam flores suficientes na cidade, elas deveriam vir de Salvador à bordo de aeronaves para que chegassem ainda no mais perfeito frescor e vitalidade, para que os seus perfumes ainda exalassem quando fossem postas nos altares e todos pudessem sentir os seus aromas florais.
Hoje em dia, a festa de São Boaventura ainda continua a alimentar alguma vaidade entre as famílias, mas nada se compara às missas faustosas que eram realizadas há setenta anos atrás, porém a fé continua a mesma, embora uma grande parte da população deixou de seguir a fé católica e seguiu outros caminhos, sendo ovelhas de outros rebanhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário