segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O Altar da Imaculada Conceição na Igreja de São Boaventura em Canavieiras


"Eu Sou a Imaculada Conceição" da Igreja de São 
Boaventura em Canavieiras


"Eu Sou a Imaculada Conceição" (dizeres constantes na auréola) e permaneci durante muitos anos em frente a uma gruta no lado direito da Igreja de São Boaventura, padroeiro de Canavieiras, agora não estou mais.

Os fiéis, sempre muito devotos, pagavam a mim as suas promessas pelas graças alcançadas. Sempre haviam flores em meu altar e em dias de festa, haviam muito mais.

De repente, alguém, com o consentimento silencioso de todos, resolveu que eu não deveria mais permanecer onde sempre estive, mesmo sendo cultuada pela comunidade católica na qualidade de mãe de Jesus. Este alguém não está mais em Canavieiras, se foi, mas eu ainda não retornei ao meu lugar.


"Eu Sou a Imaculada Conceição" da Igreja de São
 Boaventura em Canavieiras

Canavieirenses, não devemos mais permitir que atitudes como estas voltem a se repetir. Devemos sempre discordar e tentar impedi-las, mesmo que as idéias partam de alguém que se julgue dono e responsável pela igreja, pois o não é, já que a Igreja de São Boaventura é de toda a nossa comunidade.

De toda a comunidade sim, pois mesmo quem não é católico deve zelar pelo patrimônio cultural, histórico e material de nossa cidade.

Aquela imagem, sempre presente na igreja, foi vista por nossos bisavós, avós, pais e por nós mesmos, mas não será vista mais na gruta original por nossos filhos, a menos que ela retorne ao seu lugar.

Não sabemos de quem foi a idéia, mas com certeza teve a aprovação do padre que ficou momentaneamente responsável pela paróquia e, com certeza ele não levou ao conhecimento dos fieis a sua intenção de colocar a imagem da Imaculada Conceição em uma gruta estilizada que nada lembra a beleza da gruta original. Com certeza a Imaculada Conceição não está satisfeita com a sua nova morada, pois mais parece uma quitinete e não um lugar digno para a mãe de Deus.

Ela pensa: Eu quero voltar ao meu lugar.


"Eu Sou a Imaculada Conceição" Despejada de Minha Morada Original na Igreja de São Boaventura em Canavieiras e Quero
 Voltar à Minha Antiga Morada - Foto de Regis Silbar



Nenhum comentário:

Postar um comentário