segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Teophilo Mourranhy, o Fotógrafo de Canavieiras



Logotipo de Teophilo Mourranhy, o Fotógrafo de
 Canavieiras

Quem, em Canavieiras, não tem, entre os seus pertences, uma fotografia antiga com as iniciais TM sobrepostas? Pois saibam que estas letras são as iniciais do nome Teophilo Mourranhy, o principal fotógrafo  de Canavieiras, cidade ao sul do Estado da Bahia, no período que inclui a primeira metade e o início da segunda metade do século XX. 

Ele, Teophilo Mourranhy documentou quase tudo o que aconteceu  de importante neste período, na cidade de Canavieiras e, por este motivo, ele é o principal e o mais importante fotógrafo da cidade, tendo sido, também, o principal documentarista da cidade, deixando, para a posteridade, o período de ouro do ciclo do cacau, que tanto enriqueceu a cidade.

Foto de Teophilo Mourranhy, o Fotógrafo de 
Canavieiras

Ele trabalhou documentando os fatos sociais, tais como casamentos, batizados, reuniões sociais e outros acontecimentos mais que fizeram parte da vida da cidade. Os fatos cotidianos e corriqueiros da vida da cidade também foram alvo de suas lentes.

Ele também documentou e deixou para a posteridade os prédios, as paisagens, os primeiros pousos de aviões e os navios que atracavam no porto da cidade. Sem ele pouco da vida e do burburinho da cidade chegaria até nós.


Foto de Teophilo Mourranhy, o Fotógrafo de Canavieiras


O volume de sua obra foi muito grande, por ter trabalhado por um longo período, contudo a sua obra nunca foi catalogada, principalmente à parte que se refere à própria cidade, ou seja, os seus prédios, as suas paisagens e os acontecimentos públicos.

O acabamento final de seus trabalhos sempre foi muito primoroso, mostrando, nos mínimos detalhes tudo o que deveria ser mostrado, mesmo não tendo os recursos disponíveis para uma boa finalização, provando assim, a sua capacidade artística para a fotografia.


Foto de Teophilo Mourranhy, o Fotógrafo de 
Canavieiras

Graças ao fotógrafo e documentarista Teophilo Mourranhy, a memória de Canavieiras ficou preservada para a posteridade e as gerações presentes e futuras poderão  tomar conhecimento de como era a cidade e a sua vida cotidiana em grande parte do século XX.

Se você tiver alguma fotografia com as iniciais TM e não a quiser mais, não a jogue no lixo, pois se assim fizer, Canavieiras estará perdendo uma grande parte de sua história e, história perdida é história não contada, é história que não existe. 


Foto de Teophilo Mourranhy, 
o Fotógrafo de Canavieiras

2 comentários:

  1. Gratificante demais em ler todo este post e ver que meu bisavô Teophilo Mourranhy fez parte da história desta cidade!
    Temos várias fotos da época registrada por ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Marcelle!
      Fico maravilhado com esse legado e muita vontade de conhecer a cidade do bisavo

      Excluir