terça-feira, 2 de novembro de 2010

Vidraças Coloridas de Canavieiras


Igreja Presbiteriana de Canavieiras - 
Foto de Regis Silbar

Qualquer turista que visite Canavieiras, notará logo uma peculiaridade pouco comum em outras cidades, mas aqui muito corriqueiro, que são as vidraças coloridas.

Elas são azuis, vermelhas, verdes, amarelas, laranjas, roxas e de muitas outras cores e com as mais diversas tonalidades. Essa profusão de cores deixa a cidade alegre e com um visual que nos remete a algum lugar do passado.

Tanto a Igreja de São Boaventura como também a Igreja Presbiteriana conservam esta característica. Já na Prefeitura, prédio histórico, podemos ver que só as bandeiras (parte fixa superior envidraçada) ainda continuam coloridas. Também nas residências este costume se manteve durante muito tempo e, assim, há uma generalização de vidraças coloridas por toda Canavieiras, principalmente na parte mais antiga.

Casa com Vidraças Coloridas em Canavieiras
 - Foto de Regis Silbar





















Não podemos deixar que esta tradição termine, pois é uma das "marcas registradas" de nossa cidade. A câmara dos vereadores deveria tomar uma iniciativa e tombar as vidraças coloridas como um bem cultural de Canavieiras. A população, com toda certeza, apoiaria tal iniciativa.

Tudo pela conservação do Patrimônio Histórico e Turístico de Canavieiras que, num futuro muito próximo, se transformará, assim como Porto Seguro, em um novo Pólo Turístico do sul da Bahia.


Casa com Vidraças Coloridas em Canavieras - 
Foto de Regis Silbar


Nenhum comentário:

Postar um comentário