Placa Indicativa da Igreja de Santo Antônio do Atalaia, na Ilha de Atalaia, em Canavieiras - Foto de Regis Silbar |
A Ilha de Atalaia, no município de Canavieiras, é uma bela ilha, banhada pelo Oceano Atlântico e pelos rios Patipe e Pardo. Nela, o manguezal, banhado pelos rios, é uma parte importante do seu meio ambiente, bem como a vegetação praiana, com suas espécies típicas de restinga. Esta ilha é ligada, por ponte, à Ilha de Canavieiras, onde fica a sede do município.
No sul desta ilha parasidíaca, há um lugar bucólico: o Povoado de Atalaia, e neste povoado, com poucas casas e muitos coqueirais, há uma bela igreja construída na década de 30 do século passado pelo Promotor Público Benício de Azevedo Machado, que a doou, como presente, à cidade de Canavieiras. No entanto, ela só foi solenemente inaugurada em 1952, na gestão do Padre Agostinho Stauder.
Nesta igreja há três preciosidades artísticas de grande valor histórico, cultural e religioso, que são duas imagens de Santo Antônio e uma de Nossa Senhora da Conceição, todas exemplares do mais legítimo barroco baiano.
Igreja de Santo Antônio do Atalaia, na Ilha de Atalaia, em Canavieiras - Foto de Regis Silbar |
Uma das festividades mais peculiares da Ilha de Atalaia é a Festa do Mastro de São Sebastião, quando o mesmo é trazido, todo enfeitado, do Cais do Porto de Canavieiras e fincado, pelos participantes, em frente à Igreja de Santo Antônio.
Igreja de Santo Antônio do Atalaia, na Ilha de Atalaia, em Canavieiras - Foto de Regis Silbar |
É uma festa popular e religiosa que congrega uma pequena multidão de devotos de Santo Antônio e de São Sebastião, dois dos santos mais populares da cidade, ao lado do grande padroeiro, São Boaventura, o protetor dos canavieirenses.
Prezado,
ResponderExcluirA Capela de Santo Antonio de Atalaia, da Paróquia São Boaventura de Canavieiras, foi construída realmente por Drº Benício Machado e inaugurada pelo Pe. Agostinho Stauder (1951-1958) em 1952.
Não se sabe o início da contrução da referida capela, temos somente o ano de sua inauguração. Os azulejos citados acima, também não se tem uma datação definida, provavelmente é uma produção do séc. XX mesmo. Essa capela tem três uma riquezas artísticas, são as duas imagens de Santo Antônio e a de N. Sra. da Conceição, exemplares legítimos do barroco baiano.
(Fonte: COMUNICANES, nº 7, p. 11, de julho/2001).
Agradeço as suas informações e comunico que as mesmas foram úteis para o enriquecimento do conteúdo do blog sobre a Igreja de Santo Antônio do Atalaia.
ResponderExcluirsaudações, me chamo Anderson, atualmemte estou em sp. Mas durante 5 anos fui ministro e coordenador da capela de sto. Antonio.
ResponderExcluirO que tenho que fazer aqui e só agradescer a tão rica postagem desse site. E pedir a nosso Deus que abênçoe os editores em forma de agradescimento pelo mesmo. Vou reunir alguns arquivos antigos e historicos da capela e enviarei se assim os quiser.
Obrigado
Agradecemos e ficamos satisfeitos em ter proporcionado boas recordações, já que uma das nossas premissas é manter viva as lembranças dos canavieirenses que estão distantes da cidade, mas a conserva bem perto do coração.
ResponderExcluirQuanto ao seu oferecimento, ficaremos felizes em aceitar o material para uma futura postagem e aguardamos o envio através do email regissilbar@gmail.com
Um abraço.
Gistaria de saber o dia e horario de missas nessa igreja
ResponderExcluirA Igreja de Santo Antônio, na Ilha de Atalaia, em Canavieiras, não tem calendário de missas, só missas esporádicas e raras em alagumas situações, principalmente festas religiosas, por se tratar de uma igreja em um pequeno povoado, porém a igreja está sempre aberta para visitas.
ResponderExcluir