quinta-feira, 2 de junho de 2011

A Saga da Construção da Estrada de Rodagem Canavieiras-Vargito

Construção da Estrada Canavieiras-Vargito - Foto
 de 12-11-1941 

A construção, no início da década de quarenta do século passado, da estrada entre Canavieiras e Vargito, hoje Camacan e sede do município do mesmo nome, foi uma epopéia, mesmo para a época, pois não teve o auxílio de máquinas e nem de tratores para auxiliar o serviço. Caminhões, nem pensar, pois tudo foi feito na base da carroça, puxada por trabalhadores braçais e raramente por animais.

A vegetação, por onde a estrada passou, foi toda cortada a facão e machado e as pedras foram colocadas manualmente em seus lugares, depois de despejadas pelas carroças.

Uma grande parte da estrada passa sobre um vasto areal e, para que a estrada tivesse consistência, foi necessária muitas pedras, terra e saibro, mesmo porque a região é sujeita a chuvas torrenciais durante um período do ano.

A obra, que demorou muito mais de dez anos, foi comandada pelo empreiteiro Chico Martins e nela quase todos os homens trabalhavam descalços, se sujeitando aos mais variados tipos de acidentes. Ninguém se importava com eles, a vida era assim naquele tempo e ainda hoje continua a ser assim em muitos outros lugares.

A Estrada Canavieiras-Vargito (Camacan), foi inaugurada em 3 de fevereiro de 1952 e, com esta inauguração Canavieiras podia se comunicar, por via terrestre, com a cidade de Itabuna, passando por Santa Luzia (antiga Arriba-Saia), Vargito (hoje Camacan) e Buerarema.

A estrada não trouxe desenvolvimento para Canavieiras, mas sim um estado de letargia que continua até hoje. O Porto deixou de receber os grandes navios, que atracavam na Ponte do Lloyd, pois todo o cacau ia direto para ser exportado pelo Porto de Ilhéus. Aos poucos, também, as canoas carregadas deixaram de ancorar. Por fim, o cacau acabou.  

A estrada não foi pavimentada logo após a sua construção, só acontecendo isso mais de cinquenta anos depois. Mesmo sendo feita praticamente à mão, a estrada foi resistente e com longa durabilidade, o que não aconteceu com o asfalto que nela foi posto, que se deteriorou em pouco tempo, mesmo sendo uma estrada com pouco movimento. 



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