quarta-feira, 29 de junho de 2011

Cine-Theatro Glória, Uma Jóia do Passado de Canavieiras

Cine-Theatro Glória na Praça da Bandeira - 
Canavieiras-BA


O Cine-Theatro Glória, ficava na Praça da Bandeira, no Centro Histórico de Canavieiras, próximo ao prédio da Prefeitura Municipal e do antigo presídio, hoje Biblioteca Municipal, era uma jóia preciosa pelas suas linhas simples e harmoniosas,  completando o conjunto arquitetônico da praça onde estava situado.

 Era um prédio de apenas um pavimento e tinha uma grande porta principal de madeira, que se abria no meio, com metade para cada lado. A sua parte superior era enfeitada com adornos característicos dos prédios construídos na fase áurea do cacau. Era simples, mas de uma beleza peculiar que daria orgulho a qualquer cidade que a possuisse em seu conjunto arquitetônico.

Ele foi construído em 1930, portanto na primeira metade do século vinte, justamente na época em que estava havendo as grandes construções que embelezam o Centro Histórico da cidade, porém, nesta construção havia uma singularidade pouco comum em Canavieiras. Essa diferenciação foi a construção do prédio com um recuo, já que quase todos os demais prédios eram construídos com a fachada diretamente na calçada, sem nenhum espaço entre a calçada e  a  frente do prédio.

O muro que o separava da rua, não era um muro qualquer de tijolos, mas sim um muro no mais puro estilo da fase áurea do cacau, com uma decoração que incluía medalhões trabalhados em argamassa e colunatas na parte superior, portanto, embora alto, o muro deixava transparecer, para os passantes,  a silhueta da elegante construção que a cidade possuía.

O Cine-Theatro Glória deveria ter sido preservado. Se tivesse sido, hoje orgulharia os canavieirenses, sendo mais um ponto para a ser visitado pelos turistas e mais um cartão postal para as objetivas das máquinas fotográficas.

No entanto,  um grande banco estatal, aquele que se orgulha de preservar os monumentos artísticos nacionais e promove exposições de artes, demoliu o belo prédio que serviu à cultura de Canavieiras, construindo em seu lugar um caixote de concreto, intitulado agência Canavieiras

Este ato - a demolição - deixou a população canavieirense órfã de um monumento histórico, em nome do progresso. No entanto, a agência foi inaugurada com fanfarras e discursos das autoridades locais e dos administradores do banco. Foi uma festa. Uma triste festa.


A agência de banco que atualmente ocupa um
  antigo espaço cultural deCanavieiras - Foto de
 Regis Silbar  



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário