segunda-feira, 11 de junho de 2012

Biblioteca Municipal de Canavieiras na Praça da Bandeira


Biblioteca Municipal de Canavieiras - Antigo
 Presídio - Foto de Regis Silbar


Na Praça da Bandeira, em Canavieiras, bem próximo à Prefeitura Municipal, no Centro Histórico, há um belo edifício que é uma das Sete Maravilhas de Canavieiras. É a atual Biblioteca Municipal Afrânio Peixoto, com linhas sóbrias, mas com enfeites característicos das construções dos tempos áureos dos coronéis do cacau no topo de sua fachada.

Ele foi inaugurado no ano de 1900, portanto ainda no século XIX, no tempo em que a Praça da Bandeira era um imenso areal, coberto, em algumas trechos, por um manto de capim que emoldurava o cenário.

Contudo, mesmo com a sua peculiar beleza, esta construção já serviu a um fim nada nobre, pois em suas dependências já funcionou até meados da segunda metade do século passado o presídio da cidade. Foi um momento triste, pois quem passava pela praça podia ver os presidiários nas janelas frontais do edifício, que até hoje conservam as grandes originais em quatro de suas janelas.

Antigamente o prédio se destacava por não ter nenhum outro colado em si. Hoje, o prédio ao lado, o da Delegacia de Polícia, até danifica a fachada do Prédio Histórico, pois o telhado do seu puxadinho se sobrepõe à fachada da atual biblioteca, dilacerando a sua extremidade . Este abuso, cometido provavelmente por autoridades locais, deve ser sanado de imediato, para que o belo prédio volte a reinar triunfante com a sua beleza. O puxadinho do prédio ao lado deve ser removido e a parte danificada deve ser reparada.

Hoje em dia, também sentimos falta do relógio que fazia parte da fachada da antiga cadeia, talvez o único relógio público da cidade. Não sabemos o seu paradeiro, mas se ele ainda estiver em algum depósito público, seria bom que ele fosse recuperado e posto, novamente, em seu devido lugar. 

Se você for possuidor de algum livro, revista, periódico ou outro tipo de publicação, que não deseje mais, faça uma doação à biblioteca, pois para outras pessoas estas publicações terão muita utilidade. Faça com que a biblioteca de Canavieiras seja a maior do sul da Bahia.



Antigo Presídio de Canavieiras, Hoje Biblioteca 
Municipal,   com  o  Único   Relógio  Público  da  
Cidade  Sobre a Sua Porta de Entrada - Foto de 
Arquivo




Nenhum comentário:

Postar um comentário