domingo, 3 de junho de 2012

A Torre da Igreja Presbiteriana de Canavieiras



A Igreja Presbiteriana de Canavieiras - Lado Direito 
da Foto - na  Década  de  40  do  Século  XX ,  Sem
 a Torre que a Torna Ainda Mais Bela


A Igreja Presbiteriana, uma das Sete Maravilhas de Canavieiras, quando foi construída tinha apenas o andar térreo e o andar imediatamente superior, portanto era um prédio que não se destacava pela sua altura, mas já se destacava pela beleza de suas linhas ligeiramente góticas, conforme podemos observar no acabamento  de sua parte mais elevada.

Depois foi acrescentado mais um andar na torre, desta vez com duas janelas frontais, já que o primeiro andar tinha apenas uma janela. Foi acrescentado também uma cobertura em forma de pirâmide, encimada com uma espécie de marco de concreto ao invés de uma cruz, como é comum em muitas igrejas presbiterianas.


Na lage do primeiro andar da torre, ainda na década de 40 do século XX, havia uma espécie de parapeito, que dava um toque peculiar à construção, contudo, quando foi acrescentado o segundo andar e a cobertura em forma de pirâmide, este parapeito não foi mais utilizado, já que a cobertura passou a dar o acabamento final. As peças de cimento pontiagudas que embelezavam o primeiro andar foram transferidas para o último pavimento, continuando a construção com um estilo levemente gótico.


O muro frontal que separa o terreno da construção do passeio público, ainda é o mesmo que existia na década de quarenta do século passado, talvez seja até o muro original da igreja, o que o torna ainda mais valioso como monumento da história da cidade.


A prefeitura de Canavieiras deveria incluir a Igreja Presbiteriana como ponto turístico da cidade, assim como já fez com a Igreja de São Boaventura, pois ela merece, tanto pela sua arquitetura como também por ser uma das mais antigas do Estado da Bahia.



Igreja Presbiteriana de Canavieiras, já com a Torre,  nos 
Dias Atuais - Foto de Regis Silbar

Nenhum comentário:

Postar um comentário