quarta-feira, 13 de junho de 2012

O Rio Patipe e o Porto da Birindiba em Canavieiras

O Rio Patipe e o Porto da Birindiba às 6 Horas da 
Manhã - Horário de Verão - Canavieiras-BA - Foto
 de Regis Silbar


Uma das mais deslumbrantes paisagens naturais de Canavieiras está no Rio Patipe, próximo ao Porto da Birindiba, principalmente se ela for vista ao amanhecer, com os raios de sol ainda meio sonolentos, não derramando plenamente a sua luminosidade sobre as águas mansas do rio.

Para que esta visão seja verdadeiramente esplendorosa, a observação deve ser feita no lugar onde o rio faz a curva, ou seja, no final da Rua da Prata, uma das poucas ruas de Canavieiras que ainda mantem o seu nome tradicional. Neste lugar há uma espécie de plataforma de cimento, que pela sua constituição, serve ou deveria servir de ancoradouro para embarcações.       


O  Rio Patife e o  Porto da Birindiba  às 6 Horas
 da Manhã - Horário de Verão - Canavieiras-BA - 
Foto de Regis Silbar


Deste ponto, o observador ficará, literalmente, de frente para o meio do rio, pois com a curva acentuada, de quase noventa graus, que ele faz logo após o Porto da Birindiba, nos dá esta sensação, e isto é muito gratificante, pois a beleza do lugar é muito significativa e nos deixará com boas lembranças para sempre.

Em volta do lugar você poderá observar que as ruas são largas e o seu casario, embora não seja suntuoso e nem esteja no Centro Histórico, mostra uma harmonia surpreendente pela sua simplicidade, formando um conjunto arquitetônico simples e singelo.

Quando for a Canavieiras, não perca este passeio que, embora não estando em nenhum circuito oficial da cidade, vale a pena fazer. Não se esqueça da máquina fotográfica para registrar os bons momentos. Faça um bom passeio.


Paisagem Próxima ao Porto da Birindiba às 6 
Horas da Manhã  -  Canavieiras-BA  -  Foto de 
Regis Silbar






Nenhum comentário:

Postar um comentário