domingo, 7 de julho de 2013

A Extinta Festa de 2 de Julho em Canavieiras

Multidão Reunida no Largo 2 de Julho, em
 Canavieiras,  para  Comemorar  a  Data de 2 
de julho  -  Independência  da  Bahia - Foto 
Garimpada na Internet


Em Canavieiras, cidade no sul do Estado da Bahia, existiu, até meados da década de cinquenta do século passado, uma grande festa no Largo 2 de Julho, em homenagem à Independência da Bahia, fato histórico ocorrido em 2 de julho de 1823, quando os portugueses finalmente foram derrotados e expulsos da então Província da Bahia.

Esta festa era uma das mais concorridas da cidade e, nesta comemoração, muitas pessoas se reuniam, formando uma imensa multidão, para festejar no largo, que até então existia, uma das datas mais importantes do Estado da Bahia. O Largo 2 de Julho desapareceu quando começou a ser construído , no mesmo local, um ginásio com o nome de um prefeito que era um dos chefões da cidade.

É uma pena o desaparecimento desta festa que envolveu tantos canavieirenses durante tantos anos, mas é menos louvável ainda o desaparecimento do Largo 2 de Julho, que abrangia todo o território onde hoje está localizado o referido ginásio.

Nada contra o ginásio, pois somos completamente a favor da educação, contudo, na época da construção, Canavieiras tinha muitos espaços onde poderia o ginásio ser construído sem a destruição da praça do povo, o Largo 2 de Julho.

Mesmo assim e apesar de tudo, a festa deveria ter sido transferida para outro espaço, que também deveria ser nomeado como Praça ou Largo 2 de Julho, para que a festa tivesse continuação, mas o Poder Público que comandava a cidade, na ocasião, foi inoperante e não teve nenhuma iniciativa.

Inauguração do CEOB em 27-09-1958 - Foto
Gatrimpada na Internet

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário