segunda-feira, 8 de julho de 2013

Santa Casa de Misericórdia de Canavieiras - Um Primor de Beleza e Simplicidade

Santa Casa de Misericórdia de Canavieiras - 
Foto Garimpada na Internet


Um dos prédios mais belos e representativos dos primórdios da cidade de Canavieiras é o da extinta Santa Casa de Misericórdia, que ficava em uma esquina próxima a atual ponte que liga a Ilha de Canavieiras à Ilha de Atalaia, onde ficam as praias mais espetaculares do sul da Bahia.

Este prédio, que serviu de abrigo ao único hospital da cidade durante muitos e muitos anos, ainda continua no mesmo lugar, contudo, ele está inreconhecível, devido à reforma que foi feita em sua fachada, destruindo toda a sua beleza externa.

Se olharmos com uma melhor atenção a fachada do prédio onde funcionou a Santa Casa de Misericórdia, podemos observar que ele tem uma semelhança muito grande com o prédio onde funcionou a antiga Cadeia Pública, hoje Biblioteca Municipal.

A semelhança entre as duas construções é muito grande, inclusive na parte central de ambos os edifícios e também na sua parte superior. Se o prédio da Santa Casa de Misericórdia ainda estivesse com as suas características originais seria uma grande atração turística para a cidade, que tem o mais conservado conjunto arquitetônico da fase áurea do cacau de todo o Estado da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário