quarta-feira, 10 de julho de 2013

O Aguadeiro - Uma Antiga Figura Tradicional em Canavieiras Até Meados do Século Passado




O Aguadeiro - Uma Figura Tradicional em 
Canavieiras Até Meados do  Século Passado


Aguadeiro, aguadeiro, gritava o vendedor de água pelas ruas da cidade de Canavieiras até meados do século XX, divulgando a sua nobre mercadoria para que todos ouvissem. Era assim que o aguadeiro trabalhava, para vender o seu produto aos interessados.

Canavieiras, naquele tempo, não tinha água encanada e as pessoas, para se abastecerem com uma água de qualidade, usavam os serviços dos aguadeiros, que cruzavam as ruas da cidade, com um jumento carregando quatro toneis de madeira, sendo dois de cada lado, cheios de água e fechados por uma rolha.

Esta água, devido ao seu preço, era usada somente para beber e preparar as refeições, para as demais necessidades a água utilizada era a água da chuva, captada em recipientes que ficavam embaixo das calhas que escoavam as águas das telhas.

Também eram utilizadas bombas d'água de tração humana, já que nesta época a eletricidade não era fornecida de forma contínua na cidade - ela chegava ao anoitecer e ficava até às dez horas da noite - porém esta água não era de boa qualidade, pois por não existir captação de esgotos na cidade, quase sempre a bomba d'água ficava nas proximidades da fossa.

Quando começou a distribuição de água encanada pela cidade, a profissão de aguadeiro acabou rapidamente em poucos dias, mas restaram as lembranças, pois o passado deixa sempre lembranças, sejam elas boas ou más. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário