quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Veja a Casa em que Morou o Escritor e Acadêmico Afrânio Peixoto em Canavieiras





A Casa em que Morou Afrânio Peixoto em 
Canavieiras - Praça do Cacau Esquina  com 
Rua Marechal Deodoro  - Centro Histórico



Está na Praça da Bandeira, no Centro Histórico de Canavieiras, a casa em que morou Afrânio Peixoto, um dos maiores escritores brasileiros e membro da Academia Brasileira de Letras, na qual foi o terceiro ocupante da cadeira número sete.

Ele nasceu em Lençóis, no sertão baiano, em 17 de dezembro de 1876 e em 1885 a sua família se mudou para Canavieiras, onde ele passou a infância. Já rapaz, partiu para Salvador, onde aos 21 anos (1897) se formou em Medicina.

Começou a exercer a profissão de médico em Canavieiras, onde a sua família, com muitos recursos, providenciou todos os equipamentos necessários para que ele se estabelecesse. No entanto, ficou pouco tempo na cidade, se mudando, logo após para o Rio de Janeiro.

Já membro da Academia Brasileira de Letras, Afrânio Peixoto intercedeu junto ao governo francês para que o Petit Trianon, usado pela França como pavilhão na Feira Mundial de 1922, fosse doado à Academia , o que de fato ocorreu.

Hoje quem visita Canavieiras, passa indiferentemente em frente à casa de um dos seus mais ilustres moradores, sem imaginar, que ali, viveu Afrânio Peixoto, pois não há nenhuma placa que indique tal fato, o que devemos lamentar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário