quinta-feira, 3 de outubro de 2013

O Cais do Porto de Canavieiras em 1960




Cais do Porto de Canavieiras  no Ano de 
1960 - Foto Garimpada na Internet


O Cais do Porto de Canavieiras nos anos iniciais da década de sessenta do século passado não era considerado como uma preciosidade histórica e cultural, embora já formasse um conjunto arquitetônico belo e harmonioso.

Nesta época, o Cais do Porto era o centro nervoso e comercial da cidade de Canavieiras, onde tudo acontecia e poderia acontecer. Seu porto era movimentado e o cais de pedra já estava construído há algum tempo. A rua não era calçada e as gramas nasciam intercaladamente no solo arenoso que tinha sido coberto por uma camada de aterro para que a via fosse nivelada na altura dos prédios que era a mesma da do cais.

Os prédios, hoje bem recuperados e bem conservados, já mostravam, nesta ocasião, os sinais do tempo, pois a maioria deles tinham em torno de sessenta anos de idade, já que foram construídos ou um pouco antes ou um pouco depois do início do século XX.

Toda a orla do Cais do Porto, na década de sessenta do século passado, era ocupada por lojas e armazens gerais, onde era vendido de tudo, desde secos e molhados até ferramentas e desde defensivos agrícolas até roupas e outros itens de utilidades domésticas.

Atualmente, a orla do Cais do Porto entre a Praça da Cesta e a Rua do Brejo  é toda ocupada por restaurantes e lojas de artesanato, voltados, principalmente, à atividade turística. A outra parte. entre a Rua do Brejo e a Rua da Jaqueira, ainda não foi recuperada e mostra sinais de abandono e decadência.

Mesmo assim, não há nada melhor, em Canavieiras, a Princesinha do Sul, do que passear pelo Cais do Porto, contemplando a Ponte do Lloyd, e imaginando como teria sido o passado daquele lugar às margens do Rio Pardo.

Cais do Porto de Canavieiras, em Dias Atuais
 - ao Amanhecer - Foto de Regis Silbar 


*

Nenhum comentário:

Postar um comentário