terça-feira, 8 de outubro de 2013

A Igreja de São Boaventura, em Canavieiras, no Último Ano da Primeira Metade do Século XX





A Igreja de São Boaventura em Dia de Festa em 
1950 - Foto Garimpada na Internet


A Igreja de São Boaventura foi inaugurada em 1932 e, dezoito anos depois, em 1950, já em sua maioridade, continuava a reunir a população de Canavieiras, até então, quase toda católica, em suas grandiosas festas que, quase sempre eram patrocinadas pelas famílias tradicionais da cidade.

No último ano da primeira metade do século XX, a Igreja de São Boaventura era bem visível em todos os ângulos, pois não haviam construções em suas proximidades. Hoje, só a sua parte frontal é bem visível a todos, ao contrário de suas laterais, que ficam meio escondidas e os fundos, que embora muito bonito, ninguém vê.

Podemos notar, que em 1950, havia um pequeno muro, hoje demolido, em suas laterais, semelhante ao que ainda existe na parte frontal da igreja.

No final parte lateral havia uma porta,  que depois foi fechada com tijolos e argamassa, descaractizando o projeto original da igreja. Foi grande pecado, mesmo se cometido por um padre.

Atualmente a igreja está muito bem conservada, mas não continua a ter as grandes comemorações e festas do passado, pois os tempos são outros e grande parte da população se converteu e frequentam igrejas evangélicas.        


Nenhum comentário:

Postar um comentário