terça-feira, 8 de setembro de 2015

Com Um Voo para Canavieiras é Inaugurado o Aeroporto de Vitória da Conquista em 01-09-1939

Primeiro Pouso no Campo de Aviação de Vitória
da Conquista em 01-09-1939 - Destino Final:
 Canavieiras -  Fonte: Taberna da História do
Sertão  Baiano


Você sabia que o primeiro pouso e consequente inauguração do Campo de Aviação de Vitória da Conquista, no Sertão Baiano, se deu com um voo entre Salvador e Canavieiras, pilotado pelo 1º Tenente Aviador Antônio Eugênio Basílio?

Pois é, este voo aconteceu no dia 1º de setembro de 1939 e, por motivos não esclarecidos, mas com o conhecimento dos locais, pois se não tivessem conhecimento não documentariam a chegada do avião, ele fez uma escala no Aeroporto de Vitória da Conquista, até então chamado de Campo de Aviação.


Chegada  do  Primeiro  Avião,  com Destino à
Canavieiras, no Campo de Aviação de Vitória
 da Conquista em 01-09-1939 - Fonte: Taberna
 da História do Sertão Baiano 


Neste mesmo dia, 1º de setembro de 1939, o avião prefixo PP-FAE da Fairchild Aerocraft, modelo F-24, levantou voo com destino a Canavieiras, onde pousou no Campo de Aviação da cidade, inaugurado dez anos antes e que era um dos mais movimentados do Estado da Bahia. Este avião teve a matrícula cancelada em 24 de agosto de 1948.

Hoje em dia o Aeroporto de Canavieiras está abandonado, não recebe mais nenhum voo comercial como outrora fazia. A Cruzeiro do Sul, a VARIG, a Panair do Brasil e a Real já não pousam mais em no Aeroporto. Também elas já não existem mais.


Avião Pousado no Campo de Aviação de Vitória da 
Conquista - Destino Final: Canavieiras - Este Pouso 
Inaugurou  o  Aeroporto  em  01-09-1939   -   Fonte: 
Taberna da História do Sertão Baiano   




Nenhum comentário:

Postar um comentário