segunda-feira, 7 de setembro de 2015

O Vasto Areal que Cobria Toda a Praça de São Boaventura em Canavieiras

O Vasto Areal que Cobria Toda a Praça de São
 Boaventura
 em Canavieiras - Foto Tirada em
25-05-1939 - Ao Fundo a
 Igreja Matriz de
São Boaventura - Foto Garimpada na Internet


A Praça de São Boaventura, em Canavieiras, foi, no passado, um grande e vasto areal onde o capim-de-corda cobria pequenas porções de areia fina, formando micro oásis no meio de um grande deserto de areia. Assim era a praça na década de trinta, permanecendo, assim, até a sua urbanização, já na segunda metade do século vinte.

Mesmo com este vasto areal, a Praça de São Boaventura era o centro das festividades da cidade, já que nela estava localizada a igreja matriz do santo seu santo padroeiro. As procissões, com os seus andores e bandeiras pisavam nas areias fofas e finas, que entravam nos sapatos, incomodando o andar dos fiéis.

Neste tempo, o vasto areal ocupava todo o espaço contínuo até a sede da Prefeitura Municipal, na Praça da Bandeira, que era também outro vasto areal, coberto por capim, estre os quais, o famoso capim-de-corda que protegia os pedestres de atolarem os pés na areia.

Bons tempos aqueles, em que a cidade, mesmo apresentando tais características, era apresentada como uma das mais ricas do Estado da Bahia, face às suas imensas plantações de cacau, cobertas pelo manto da Floresta Atlântica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário