domingo, 6 de setembro de 2015

O Progressista - Um dos Mais Antigos Jornais de Canavieiras

Sede  do  Jornal   "O  Progressista"   em 
Canavieiras - FotoGarimpada na Internet



O jornal "O Progressista" foi fundado em Canavieiras no ano de 1916 pelo político João Ribeiro Vargas e foi editado consecutivamente por um período de dezesseis anos, quando, então, parou de circular definitivamente.

A primeira edição foi publicada em 24 de junho de 1916 e, portanto, completou o seu centésimo aniversário este ano. A primeira edição, bem como muitas outras subsequentes, estão disponíveis, para consultas, no setor de periódicos raros da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, em Salvador.

A sede do jornal estava localizada em uma casa com arquitetura característica dos tempos áureos do cacau, com duas portas laterais e duas janelas centrais, formando uma harmoniosa e simétrica fachada.

Ao alto, na fachada, uma placa com o nome do jornal, indicava para todos que o jornal ali funcionava. Entre as duas janelas, um longo mastro se erguia para receber, em datas festivas, a bandeira nacional.

Este jornal tinha grande penetração em todo o sul do Estado da Bahia e influenciava, politicamente, até o centro do poder estadual, contribuindo para modificar os destinos do estado . Era muito para um pequeno jornal que tinha a sua sede em uma rica e próspera cidade do interior.


Um comentário:

  1. Muitas edições desse jornal, incluindo a 1ª edição de 24 de junho de 1916, podem ser encontradas no setor de periódicos raros da Biblioteca Publica do Estado da Bahia (Barris), em Salvador.

    ResponderExcluir