sexta-feira, 3 de junho de 2016

O Parque das Ruínas - Canavieiras-BA

Parque das Ruínas - Cais do Porto - Centro Histórico
 - Canavieiras-BA - Foto de Regis Silbar



O Centro Histórico de Canavieiras, na Costa do Cacau, é cheio de surpresas e, entre estas surpresas está o Parque das  Ruínas: um conjunto arquitetônico com a fachada de antigos prédios que fizeram parte da história da cidade e que hoje, servem apenas para emoldurar a paisagem.

Na parte interior do parque, uma grande área gramada, pontilhada com algumas árvores, completam a tranquilidade do lugar. E é com esta tranquilidade que, do parque, podemos admirar o rio a passar vagarosamente pela Ponte do Lloyd.

Estas ruínas nos fazem lembrar o passado, pois em um dos prédios funcionava o Instituto do Cacau, em outro o Arquivo Municipal da cidade e no último a firma A. de Castro, prédios que um dia tiveram uma intensa vida em seu interior, mas hoje, em seu interior, restam apenas recordações e lembranças.

Visto da Ponte do Lloyd o parque apresenta um visual surpreendente, pois nele há uma grande árvore que projeta, com a sua copa de folhas miúdas, um enorme sombreado que protege do sol todos os que, daquele ponto, admiram os barcos que navegam pelo Rio Pardo.

Quando você for a Canavieiras, não deixe de dar uma passadinha no Parque das Ruínas e, a partir dele, admirar o Rio Pardo e a Ponte do Lloyd.  


Árvore Frondosa que Embeleza o Parque das Ruínas no Centro Histórico em Canavieiras - Foto de Regis Silbar 


Nenhum comentário:

Postar um comentário