quarta-feira, 29 de junho de 2016

A Colheita do Cacau em Canavieiras

Quebradores de Cabaças - Uma das Atividades
 Relacionadas à Colheita do Cacau

Em Canavieiras, uma das principais atividades, desde o final do século XVIII, é a lavoura do cacau, fruto do qual é feito uma das maiores delícias que a humanidade pode saborear: o chocolate que, preparado das mais variadas formas faz a felicidade de todo mundo.

O cacau é plantado em quase todo o município de Canavieiras. Ele floresce à sobra das árvores da Mata Atlântica e, por isto, onde floresce o cacau, a floresta e a fauna é preservada. Mas se planta cacau onde não tem floresta? A resposta é sim. As mudas de cacau podem ser plantadas sob a sombra de bananeiras enquanto a vegetação definitiva - árvores nativas - não alcancem o porte necessário para sombreá-las.

Os frutos do cacaueiro sempre florescem no caule e galhos, dando à arvore uma beleza sem igual. Dentro da cabaça do cacau são encontrados sementes envoltas por uma polpa branca e adocicada que pode ser usada para ser servida em forma de deliciosos sucos.

Uma das épocas mais movimentadas nas lavouras do cacau é a colheita do fruto, feita manualmente de galho em galho, de árvore em árvore e de caule em caule e os frutos são amontoados espaçadamente para que, depois, as suas cabaças sejam quebradas e as sementes recolhidas para a secagem.

Este cerimonial é repetido todos os anos na época da colheita e todos os seus personagens são pessoas simples, trabalhadores rurais sem carteira assinada e sem direitos trabalhistas que derramam o seu suor para que outras pessoas desfrutem o sabor do chocolate. 
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário