sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Igrejas e Capelas em Sedes de Fazendas de Cacau em Canavieiras

Pequena Igreja em Sede de Fazenda de Cacau em 
Canavieiras

Desde os tempos coloniais, as fazendas do Brasil tinham por hábito, a construção de igrejas e capelas perto de suas sedes por dois motivos: o alto grau de religiosidade de seus proprietários e a grande distância das igrejas tradicionais com párocos, que ficavam, geralmente, nas cidades e nos vilarejos mais importantes.

Em Canavieiras, desde os tempos em que a cultura do cacau começou a proporcionar riqueza suficiente para os grandes e médios cacauicultores pudessem ter os seus próprios templos em suas propriedades, este costume ficou cada vez mais evidente e pequenas igrejas e capelas começaram a ser construídas para que a fé se mantivesse viva nas comunidades rurais.

Ainda hoje estas igrejas continuam em pé, algumas bem conservadas, outras não, mas, em sua maioria, elas conservam, em seus altares, imagens sacras do séculos XVII, XVIII e XIX, principalmente as de Nossa Senhora, que sempre foi muito cultuada nas comunidades rurais.

Quando você for a Canavieiras, a Princesinha do Sul, na Costa do Cacau, não deixe de visitar uma dessas fazendas, pois elas trazem a história do início da Civilização Cacaueira que foi uma das grandes riquezas do Brasil até quase o final do Século XX.


Igreja de Nossa Senhora da Conceição - Fazenda Lagos - Puxim
 do Sul - Canavieiras-BA - Foto de Autor Não Identificado 



















Nenhum comentário:

Postar um comentário