sábado, 13 de maio de 2017

Aviões da Cruzeiro do Sul no Aeroporto de Canavieiras

Avião Douglas DC-3 da Cruzeiro do Sul Estacionado
 no Aeroporto de  Canavieiras,   em  Algum   Ano  da
  Década  de Cinquenta do Século XX 


Os Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul Ltda. foi uma empresa brasileira de aviação civil fundada em 1º de dezembro de 1927 e originalmente denominada Syndicato Condor Ltda.

A empresa, com os seus modernos aviões, serviam várias cidades do Brasil e algumas outras cidades no exterior, principalmente Buenos Aires, o primeiro ponto no exterior por ela a ser servido.

Canavieiras, na época, uma das mais importantes e ricas cidades da Bahia, também era servida pela Cruzeiro do Sul, já que a pista do seu aeroporto, embora não pavimentada, era uma das mais longas e largas do litoral baiano.

A companhia deixou de operar em Canavieiras em razão da abertura, em meados da década de setenta, de estradas ligando a cidade, por via terrestre, a outras localidades.

Hoje, há projetos para o aeroporto da cidade voltar a operar, mas a Cruzeiro do Sul nunca mais voltará a voar nos céus de Canavieiras, pois a companhia foi comprada e depois absorvida pela falida e extinta VARIG em 1º de janeiro de 1993, que também deixou de operar após sofrer um colapso total.


Avião Douglas DC-3 da Cruzeiro do Sul Estacionado
 no  Aeroporto  de  Canavieiras,  em  Algum  Ano  da
Década de Cinquenta do Século XX


Nenhum comentário:

Postar um comentário