terça-feira, 30 de maio de 2017

Detalhes dos Frontispícios de Quatro Prédios Públicos da Praça da Bandeira em Canavieiras

Detalhe do Frontispício da Prefeitura Municipal de
Canavieiras na Praça da Bandeira  -  Foto de Regis
 Silbar


Alguns prédios públicos da Praça da Bandeira, em Canavieiras, foram construídos no final do Século XIX, como a Prefeitura Municipal e a Cadeia Pública, hoje Biblioteca Municipal.

Esses prédios, por serem simples e belos ocupam uma posição de destaque na referida e praça e emanam uma beleza sem igual que ilumina todo o Centro Histórico da cidade. 

Detalhe do Frontispício da Biblioteca Municipal de 
Canavieiras na Praça da Bandeira  -  Foto de Regis
 Silbar


Outro prédio que merece destaque é o que é ocupado atualmente pela Câmara de Vereadores da cidade. Ele é em estilo "art nouveau" e, provavelmente foi construído entre as décadas de vinte e trinta, época em que este estilo estava em voga na cidade.

Este prédio foi ocupado originalmente pela Philarmônica Lyra do Commércio, que ainda hoje é a proprietária do imóvel, embora haja quem discorde, mas não há nenhuma documentação comprovando a sua venda. 

Detalhe do Frontispício da Câmera dos Vereadores
 de Canavieiras na Praça da Bandeira - Foto de Regis

 Silbar

Finalmente, a Secretaria de Educação, do lado oposto à Prefeitura Municipal, completa a composição de belos prédios públicos da Praça da Bandeira. Este prédio, não era originalmente em estilo "art nouveau" mas o seu estilo arquitetônico foi modificado quando houve a sua recuperação para que sua fachada acompanhasse as demais edificações em seu redor.

Quando você for a Canavieiras não deixe de visitar a Praça da Bandeira no Centro Histórico da cidade, nas proximidades do Cais do Porto, bem perto da Ponte do Lloyd, no Rio Pardo.

Detalhe do Frontispício da Secretaria de Educação
 de Canavieiras na Praça da Bandeira - Foto de Regis

 Silbar

Nenhum comentário:

Postar um comentário