quinta-feira, 25 de maio de 2017

Mapas das Escalas das Linhas Aéreas Cruzeiro do Sul Incluindo Canavieiras

Mapa das Escalas das Linhas Aéreas Cruzeiro do Sul
no Ano de 1944, Incluindo a Cidade de Canavieiras 



As Linhas Aéreas Cruzeiro do Sul, foi uma companhia aéreo de capital nacional, herdeira do Syndicato Condor Ltda. e com de grande atuação em território todo o território nacional.

Na segunda metade do Século XX, a Cruzeiro do Sul era uma das principais companhias de aviação do Brasil e servia muitas cidades, entre as quais Canavieiras, no sul do Estado da Bahia, que nesta época era uma das principais e mais ricas cidades do Brasil.    

Mapa das Escalas das Linhas Aéreas Cruzeiro do Sul
no Ano de 1950, Incluindo a Cidade de Canavieiras 


O Aeroporto de Canavieiras, também chamado de Campo de Aviação, era e ainda continua sendo um aeroporto de pista relativamente extensa, capaz de receber aviões de médio e grande porte e, por isso, a Cruzeiro do Sul o incluiu entre as escalas de suas rotas para o Norte e Nordeste do Brasil.

Além de ser uma escala técnica, a cidade tinha uma grande demanda de cargas e passageiros, oferecendo à empresa a oportunidade de ter sempre passageiros para transportar.   


Mapa das Escalas das Linhas Aéreas Cruzeiro do Sul
no Ano de 1954, Incluindo a Cidade de Canavieiras 


A cidade, depois da inauguração da BR 101, ligando o Rio de Janeiro a Salvador, deixou de ser interessante para as companhia aéreas, pois com esta alternativa, grande número de pessoas que viajavam curtas distâncias por via aérea - Canavieiras-Ilhéus, Canavieiras-Belmonte - deixaram de utilizar as companhia aéreas como meio para se deslocar.

A Cruzeiro do Sul foi incorporada pela VARIG, que por sua vez deixou de existir por ter entrado em colapso na primeira década do Século XX, porém, o Aeroporto de Canavieiras, hoje pavimentado, está esperando que as linhas aéreas se interessem em utilizá-lo.

Mapa das Escalas das Linhas Aéreas Cruzeiro do Sul
no Ano de 1957, Incluindo a Cidade de Canavieiras 

Um comentário:

  1. Sou de Itararé SP, meus pais comentam que os aviões da cruzeiro do sul faziam escalas em Itararé SP no ano de 1957 .

    ResponderExcluir