segunda-feira, 29 de maio de 2017

Detalhes em Estilo "Art Nouveau" de Fachadas em Canavieiras

Detalhe da Parte Superior do Frontispício de Casarão
em Estilo "Art Nouveau" na Rua do Brejo no Centro
Histórico de Canavieiras-BA - Foto de Regis Silbar


Canavieiras, Cidade Histórica do Ciclo do Cacau, no sul do Estado da Bahia,  é uma cidade que surpreende pelas e suas belezas naturais, suas praias, suas ilhas, seus rios e sua exuberante vegetação de mangue, espalhada por toda a orla de suas ilhas e canais.

A cidade, também, está diretamente identificada com a agricultura do cacau, a cujos frutos deve a sua vasta riqueza no passado e que também fez engordar o erário estadual e o Tesouro Nacional.

Detalhe da Parte Superior do Frontispício de Casarão
 em Estilo  "Art Nouveau"  na Rua Marechal Deodoro 

no  Centro  Histórico  de  Canavieiras-BA -  Foto  de 
Regis Silbar


Por ter cacau, Canavieiras tinha riqueza, e foi com esta riqueza que a cidade, de repente, começou a construir, nas décadas de vinte e trinta do século passado, belos casarões em estilo "art nouveau", então em voga nas principais cidades europeias.

As construções eram em série e, a cidade, antes com construções simples, passou por uma mudança radical, onde belos casarões, dos ricos coronéis do cacau, pontilhavam pela cidade, dando um ar de fidalguia aos seu moradores.
 


Detalhe da Parte Superior do Frontispício de Casarão
Estilo  "Art Nouveau"  na  Praça do Cacau no  Centro

Histórico de Canavieiras-BA - Foto de Regis Silbar


Assim, Canavieiras se ornamentou de belos casarões estilo "art nouveau" que sobreviveram, em sua maioria, e hoje se tornaram atração para os turistas que visitam a cidade à procura de uma das poucas cidades históricas do ciclo do cacau que ficaram conservadas até os nossos dias.

Até há pouco anos atrás, os casarões estavam, em grande parte abandonados e em mau estado de conservação mas, com o desenvolvimento do turismo, os imóveis ficaram valorizados e foram passados adiante e recuperados pelos novos proprietários.


Detalhe da Parte Superior do Frontispício de Casarão
 Estilo "Art Nouveau" na  Rua  das  Flores  no  Centro 

Histórico de Canavieiras-BA - Foto de Regis Silbar


No Cais do Porto, propriamente dito, na orla do Rio Pardo, não há edificações em estilo "art nouveau" em razão das construções ali existentes serem do final do Século XIX e início do Século XX, portanto, anteriores ao início do estilo "art nouveau" mas, em seus arredores, este estilo reina em pé de igualdade com o estilo "art déco", outro estilo com grande número de edificações na cidade.

Quando você for a Canavieiras, não deixe de apreciar as maravilhas arquitetônicas que embelezam o Centro Histórico da cidade e não deixe de fotografá-las para o seu álbum de recordações.



Detalhe da Parte Superior do Frontispício de Casarão
em  Ruínas  em  Estilo  "Art Nouveau"  na   Praça da 
Bandeira   no   Centro  Histórico  de  Canavieiras-BA
 - Foto de Regis Silbar















Nenhum comentário:

Postar um comentário