segunda-feira, 13 de julho de 2020

A Grande Campanha Patrocinada Pelo Jornal Tabu Contra a Resex de Canavieiras

Contra a Resex - Tabu - Edição da Primeira
Quinzena  de  Agosto de 2006  -  Página 6 -
Canavieiras-BA



Durate um longo período, na primeira década do Século XX, o jornal Tabu de Canavieiras patrocinou uma infeliz campanha contra a implantação da Resex, quando, no mundo, as pessoas mais bem informadas já pensavam de maneira diferente, dando preferência a um desenvolvimento levando em conta a preservação ambiental e a sustentabilidade.

É claro que o jornal fazia esta campanha seguindo um direcionamento determinado por uma pessoa ou grupos que se sentiram prejudicados com a implantação da Reserva Extrativista de Canavieiras e o jornal, ao invés de esclarecer a população sobre os benefícios da reserva, preferiu seguir fazendo a campanha contra a sua implantação.

A parte humilde e menos escolarizada das pessoas e aquelas que, mesmo escolarizadas, se deixavam levar por falta de conhecimentos ou aquelas que, apenas por mera diversão ou não ter o que fazer em uma cidade pequena, seguiram o caminho da boiada e serviram de massa de manobra para os fins nada ecológicos dos mais espertos e que teriam muito a ganhar, participando de passeatas e servindo a uma causa nada nobre.

Durante as manifestações tudo foi programado por poucas pessoas, aquelas que teriam grandes lucros se a Resex não fosse implantada, prova disso foi a farta distribuição de camisetas, todas iguais de um mesmo fabricante e as tabuletas que muitos carregavam com os mesmos dizeres e formatos e toda a organização necessária para que tais eventos acontecessem.

Os jornais, quase sempre e na maioria absoluta das vezes, só se enganjam em campanhas éticas, o que não aconteceu na campanha patrocinada pelo jornal Tabu, então podemos pensar que deveria estar em jogo coisas que nem suspeitávamos estivessem sendo postas na mesa, o que é muito lamentável.

Para a maioria da população da cidade, a implantação ou não da Resex não faria a menor diferença, então porque participaram vestindo camisetas e segurando cartazes conta a sua implantação? Muitos participaram apenas para ganhar a camiseta de graça que serviria vestimenta durante o restante do ano, outras participaram em troca de algum favor e outras por não ter o que fazer. Então todos serviram de massa de manobra para alguns interesses econômicos que nem chegaram a saber quais eram.

Hoje em dia, com a Resex implantada, a cidade é mais feliz com o seu envoltório verde e com as aves voando pela cidade para a admiração de todos. O manguezais continuam preservados dando muito caranguejo que viram apetitosos pratos na Festa do Caranguejo que é realizada anualmente na cidade.

Refletiram como foi bom que a Resex fosse implantada? Tudo o mais agora apenas faz parte da história da cidade e a lição de que não devemos fzer parte de campanhas antiéticas, messmo se for patrocinada pelo único jornal da cidade. 

Contra a Resex - Tabu - Edição da Primeira
 Quinzena deSetembro 2008 - Página 2 -
Canavieiras-BA
















Nenhum comentário:

Postar um comentário