terça-feira, 14 de julho de 2020

Canavieiras a Cidade das Duas Filarmônicas

Philarmônica Lyra do Commércio fundada
 em 1º de maio  de1894 em Canavieiras-BA 


Geralmente uma cidade possui apenas uma filarmônica para representá-la, no entanto Canavieiras, a Princesinha da Costa do Cacau, possui duas: a Philarmônica  Lyra da Comércio, fundada em 1º de maio de 1894 por Bernardino de Lyro Barbosa e a Filarmônica Grupo Musical 2 de Janeiro, fundada em 2 de janeiro de 1930, portanto, 35 anos após a fundação da Lyra do Commércio. Houve um tempo em que Canavieiras possuia três filarmônicas, sendo a terceira, hoje já extinta, denominada popularmente como Medeia.

É uma honra para Canavieiras possuir duas filarmônicas para representar Canavieiras e também para desfilar pelas ruas da cidade nas ocasiões especiais, já que elas representam o sentimento de todos os canavieirenses, moradores ou não da cidade.

Na alta temporada de verão, quando a cidade está repleta de turistas, a Philarmônica Lyra do Commércio fica a tocar no Cais do Porto para que todos apreciem as suas snotas musicais, tão diferentes, que vale a pena ficar a ouvir seus sobs às margens do Rio Pardo.


Filarmônia 2 de Janeiro fundada em 2
 deJaneiro de 1930 em Canavieiras-BA


Nenhum comentário:

Postar um comentário