sexta-feira, 17 de julho de 2020

Complexo da Rua do Mangue: De Usina de Energia Elétrica de Canavieiras à Igreja Evangélica e INSS


Antigo Complexo da Usina de Energia Elétrica da
 Rua do Mangue - Década de Setenta do Século XX
 - Canavieiras-BA


Canavieiras como toda outra cidade sofre e está sofrendo transformações através do tempo e, prova disto é o antigo complexo da Usina de Energia Elétrica da Rua do Mangue, a primeira e única usina de geração de energia elétrica que Canavieiras já teve.

Quando de sua inauguração, houve festas com a presença de políticos e a população em geral, todois acewditando que Canavieiras teria energia elétrica o dia todo para que todos suprissem as suas necessidades. Ledo engano, a energia era ligada às seis horas da tarde e desligada às dez da noite, depois de dar três avisos, em forma de piscadelas, que todos reconheciam que já estava chegando a hora e assim, procuravam uma vela ou um lampião para não ficar sem luz. 

Prédio onde funcionou a  Usina de  Energia  Elétrica 
 da  Rua  do Mangue  e  onde  hoje  funciona o INSS,
provavelmente  na  décadade Noventa do Século XX
quando em ruínas - Canavieiras-BA



A usina funcionou durante algumas décadas fornecendo energia e luz para que a população obtivesse algum conforto, mas, mesmo assim, o serviço era ruim, pois mesmo tendo luz, era impossível ter uma geladeira movida a energia elétrica, já que o fornecimento não era contínuo.


Ela continuou a funcionar até que a energia da Usina do Funil chegasse a Canavieiras através dos cabos de alta tensão que estavam sendo implntados para tal fim. Assim, quando a energia da Usina do Funil chegou a Canavieiras, foi o fim  do complexo da Usina de Energia Elétrica da Rua do Mangue, que assim deixou de funcionar.    


Antigo Complexo da Usina de Energia Elétrica
 de Canavieiras,  agora  transformado em  Clube
 Recreativo    Baba   Organizado  e  Agência  do
INSS - Canavieiras-BA


Depois que a usina de energia elétrica parou de funcionar, as suas instalações começaram a se deteriorar, ficando os prédios em uma situação lamentável, caindo em pedaços e cheio de infiltrações. Ficou assim durante, muito tempo, até que finalmente a eles foram dados uma destinação.

O prédio principal da usina foi transformado em uma agência do INSS e o menor foi destinado a ser a sede do Clube Recreatico Baba Organizado. Algum tempo depois o Baba Organizado deixou suas acomodações e foi a vaz da Igreja Evangélica Pedras Vivasse instalar no local.


Antigo Complexo da Usina de Energia Elétrica
da Rua do Mangueatualmente transformado em
 Igreja Evangélica e Agência do INSS
 - Canavieiras-BA


Nenhum comentário:

Postar um comentário