sábado, 18 de julho de 2020

As Ruínas do Farol da Barra do Rio Pardo em Canavieiras

Ruínas do Antigo Farol da Barra do Rio Pardo em
Canavieirasem 1996  - Foto garimpada na Internet


Quando Canavieiras era um grande porto que recebia navios oriundos de todo o Brasil e até de muitos portos do exterior, foi necessário que a entrada da barra da foz do Rio Pardo fosse sinalizada para que os navios pudessem se orientar e encontrar a entrada do porto com mais facilidade, já que naqueles tempos ainda não existia o sinal de GPS, tão útil nos dias de hoje.

Depois que o porto de Canavieiras deixou de receber os navios que iam ser carregados com  milhares de sacas de cacau, o farol deixou de ter utilidade e foi abandonado e, sem manutenção ficou em ruínas e com o passar dos anos veio a desmoronar, ficando apenas a sua base que era feito de um material mais resistente.

Além de servir de guia para os navios, o farol da entrada da barra da foz do Rio Pardo também serviu de guia para os aviões, tanto assim. que um avião militar norte-americano que partiu do aeroporto militar de Caravelas, durante a Segunda Guerra Mundial, com destino ao aeroporto militar do nordeste, depois de apresentar falhas técnicas próximo à Canavieiras, alertou que precisava aterrisar no aeroporto da cidade. No entanto, o aeroporto de Canavieiras não tinha iluminação para pousos noturnos e, por isso foi pedido à população que acendesse velas e lampiões para que a pista ficasse visível, porém como a iluminação era muito tênue e com pouca visibilidade, o piloto preferiu pousar na Praia da Costa, na Ilha de Atalaia, tendo como referência o farol da barra do Rio Pardo. O pouso foi perfeito, ninguém morreu, mas o avião, por falta de meios de ser retirado do local, foi dinamitado, ficando algumas de suas peças no local até os nossos dias.

É uma pena que o farol ainda não esteja no local servindo como uma atração turística, mas o tempo passa e tudo tem um fim, e tem um fim mais rápido quando não há manutenção e conservação das edificações, principalmente àquelas que ficam próximas ao mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário