segunda-feira, 15 de março de 2021

Em Canavieiras A Casa das Sete Portas Já Foi o Bar do Nacif

Rua do Brejo  esquina com o  Cais do Porto  - 
Brandão Filhos - Casa de Comércio de Cacau
 - Década de 1970 - Canavieiras-BA



O imóvel localizado na esquina da Rua do Brejo (Rua General Pederneiras) com o Cais do Porto (Rua Felinto Muller) é muito antigo e remota à época das primeiras construções do conjunto arquitetônico do Cais do Porto e já serviu para diversos propósitos com o passar dos anos.

Ele é um prédio simples, com apenas o andar térreo e com o alto do frontispício rendilhado com uns belos enfeites característicos da época áurea do cacau e o que o mais impressiona nele é a quantidade de portas que ostenta: sete no total.


Rua do Brejo esquina com o Cais do Porto -
Casa das 7 Portas - Canavieiras-BA



Este belo imóvel do Cais do Porto já foi uma loja de comércio de compra e venda de cacau durante um bom tempo, isto é, no tempo em que Canavieiras tinha muito cacau para comercializar e os navios ancoravam no Porto Grande para se abastecer do produto.

Nos últimos tempos serviu como um bar para servir aos turistas que se dirigiam à Canavieiras para apreciar o sítio histórico da cidade e se banhar nas águas normas do mar na Praia da Costa.


Rua do Brejo esquina do o Cais do Porto - Casa
das Sete Portas - Canavieiras-BA

 

Também pode ser considerada a Casa das 7 Portas ou Casa das Sete Portas, mas o que importa é que permaneceu em pé por todos estes anos e chamou a atenção da TV Globo e serviu de cenário para a novela Gabriela, um romance de Jorge Amado ambientado em Ilhéus, mas como Ilhéus não é mais o mesmo, Canavieiras tomou o seu lugar.

Esperamaos que este belo imóvel permaneça enfeitando o Cais do Porto por muitos e muitos anos e que a prefeitura tenha o devido zelo para que ele não acabe demolido assim como outras preciosidades já foram.


Rua do Brejo  esquina com o  Cais do Porto  -
Bar do Nacif - Novela Gabriela da Rede Globo
 - Canavieiras-BA







Um comentário:

  1. Esta cidade e espetacular no geral sou natural dessa belíssima região todos os anos vou passar o carnaval ai e se deus quiser volto para me fixar ai . O problema e que esses governantes não ama a cidade de verdade e não tem visão de governar para melhor o estado geral da cidade para atrair o turismo em massa e trazer riqueza para região

    ResponderExcluir